O verde e o amarelo já predominam na decoração dos bares, restaurantes e casas. A menos de uma semana do início da Copa do Mundo, a brasilidade ganha espaço nos ambientes. José Renato Pontin, diretor do bar Villa das Flores, em Ribeirão Preto, queria algo diferente para a decoração da Copa do Mundo.
Ele e os sócios resolveram então colocar bandeiras de todos os países participantes da competição e, é claro, a bandeira brasileira que está instalada no local de maior destaque do bar.
Pontin comenta que as pessoas incorporam o espírito patriota nesta época e todos querem estar em ambientes com clima de Brasil.
“O patriotismo está presente durante a Copa. Futebol é a cara do país, por isso é verde e amarelo em qualquer lugar”, fala Pontin.

Detalhes

A decoração de copa não se restringe aos restaurantes e bares. Detalhes podem criar um ambiente patriota e festivo para receber os amigos durante jogos do Brasil.
A “marca Brasil” já está presente no designer de vários objetos de decoração, que podem ser usados para dar um ar charmoso de Copa do Mundo à sua casa.
“É muito diferente encontrar um ambiente estático do que você entrar e já se deparar com um clima de festa, um espaço produzido e decorado. Contagia a todos”, avalia Elisa Piani, decoradora e professora do curso de designer de interiores do Senac.
Segundo ela, o verde e amarelo estão intrínsecos no brasileiro, e durante a Copa isso se exterioriza na decoração.
Para criar este clima, Elisa sugere usar objetos que possam ser reaproveitados posteriormente, e que remetam à brasilidade.
A idéia é usar adornos como almofadas, mantas, puffes, vasos, canecas, jogos americanos com tons da bandeira brasileira.

Toque

Pequenos objetos que podem para dar um toque de patriotismo e também decorar os espaços durante os jogos da seleção brasileira.
Nos ambientes mais rústicos a dica é enfeitar com mantas e almofadas artesanais em verde e amarelo. “A rusticidade já lembra brasilidade. Nosso Brasil do interior. Fica mais fácil brincar com os objetos e as cores”, avalia Elisa.

Verde e amarelo também à mesa de jantar

“Podemos usar jogos americanos com as cores do país. Caminhos verdes, por exemplo, com guardanapos amarelos e sempre uma louça branca. Fica lindo”, sugere a decoradora Elisa Piani. Este patriotismo resgatado na Copa e que invade a decoração é tão forte que algumas empresas chegam a criar linhas de produtos para manter este sentimento vivo e festejar o Brasil.

Despertar da alegria

Explorar este clima com bom gosto e decorar os espaços pode despertar a alegria dos torcedores e tornar os encontros durante os jogos ainda mais divertidos.
“É um carinho que a pessoa demonstra com quem ela convidou. Uma produção carinhosa faz os amigos se sentirem bem recebidos”, conclui Elisa.
Lojas de artigos para decoração estão com ofertas de produtos específicos para a Copa. Entre eles estão os “Gêlos Absolutos”, nos formatos de bola e estrela, e nas cores verde, branca e amarela. O Gêlo Absoluto é um novo conceito em resfriamento de bebidas e alimentos: é reciclável, ecológico e nunca derrete. E como futebol na TV combina com cerveja, lojas oferecem o caneco de chope “Campeão”, de vidro com grafismo impresso - o título mais cobiçado da coleção Clube da Cerveja. O modelo vamos levantar o caneco é inspirado nos clássicos canecos de chope de louça, com grafismo da taça levantada sob o escudo da Seleção.

DENTRO DE CASA
Conforto na hora dos jogos

Em uma home theater pode-se colocar os pufes que, além de enfeitar, são confortáveis para assistir aos jogos. Nas lojas é possível encontrá-los nas cores brasileiras e até em formato de bola de futebol.
Já nos espaços mais requintados o toque de ‘Brasil’ pode ser dado com velas ou flores.
“Um vaso de cristal azul ou verde com rosas amarelas fica maravilhoso”, sugere a decoradora Elisa Piani.
Segundo ela, o importante é fazer alusão à Copa de forma sutil, discreta e charmosa. Nas áreas externas ou de lazer é possível ousar um pouco mais. Colocar pétalas de flores amarelas na piscina cria um efeito cênico diferente. Os tecidos tencionados podem formar painéis. Para o dia em que a seleção joga no horário do almoço uma dica criativa é montar uma mesa característica.


“Decepção com realidade”

Historicamente o patriotismo não é um sentimento ávido e vivo no brasileiro, comenta o sociólogo Delson Ferreira.
“Somos muito decepcionados com a nossa realidade sócio-econômica. Isto nos desilude com a esperança da pátria”, explica Delson.

Distanciamento

Segundo ele, o distanciamento entre povo e elite faz o brasileiro se sentir distante dos símbolos maiores, do Estado. Impede o sentimento de orgulho em ser brasileiro.
Já durante a Copa do Mundo o patriotismo se aflora.
“O talento do povo brasileiro para o futebol, desperta o sentimento patriota”, avalia Delson.
Na sua análise isto ocorre porque há uma ilusão de aproximação dessas classes, uma identificação por conta da paixão pelo futebol e do sonho do vencedor, comuns a todos.
“A maioria dos jogadores são pessoas de origem simples e que venceram na vida”, ressalta Ferreira.
O sociólogo ainda comenta que esta atitude de “vestir-se de Brasil” durante a Copa do Mundo, presente hoje na decoração, se intensificou na década de 70 com a TV colorida, que penetrou rapidamente nos lares.. “Eram as cores verde e amarela na tela. Num importante veículo de comunicação de massa”, diz Ferreira.

Jornal A Cidade - 04/06/2006