O antigo Casarão de Fazenda, sede da Associação Lar de Menores (Alarme), de São José do Rio Preto, se transformou em cenário da maior Mostra de arquitetura e decoração da América Latina. Os dez mil metros quadrados restaurados agora expõem 48 ambientes assinados por 74 arquitetos, decoradores e paisagistas do Estado de São Paulo, na 2ª edição da Casa Cor Interior – SP.
Ao entrar na mostra, o ‘Jardim da Saudade’ cria uma atmosfera de tranqüilidade para o visitante, no projeto da engenheira e paisagista Flávia Seixas.
No lounge, um hobby glamouroso com obras de arte e um piano de cauda o aproxima de uma galeria. Na sua extensão, o espaço abriga o conceito de modernidade, com sistema de automação e peças de designers contemporâneos. “Uma viagem de estilos, harmoniosa e suave”, define a arquiteta Rita Ramos, que assina o projeto com Bruno Chiarelli e Giuliano Francis.

Homenagem
O espelho d’água no entorno, a rampa de acesso e a recriação da calçada de Copacabana integram a proposta dos arquitetos Carlos Bitencourt e Vivian Salim para a loja Casa Cor em prestar uma homenagem aos 100 anos do arquiteto Oscar Niemeyer.
“Usamos elementos que caracterizam a sua obra, como as linhas simples e as famosas curvas. Além do mobiliário característico da década de 60, período em que ele se tornou símbolo da arquitetura com a construção de Brasília”, resume Bitencourt.

Áreas de convivência
Na Casa Cor o visitante pode desfrutar de momentos de convivência como degustar um vinho da adega do Wine Bar, tomar um drink no Restaurante e Choperia ou apreciar a culinária japonesa no Sushi Bar. No projeto o toque oriental é marcado pelos tons, pela presença do bambu e pelas notícias de jornais japoneses que revestem às paredes. O tatame e o espelho d’água garantem o clima aconchegante.

Natureza preservada
Valorizando a beleza natural, a arquiteta Claúdia Frange Togni preservou as árvores já existentes no local, no seu projeto da churrasqueira. Um espaço multifuncional, todo construído com madeira de demolição. Ofurô, sala de ginástica, área gourmet, mesa acoplada à churrasqueira estão integrados.
“Alia funções para que toda a família possa se reunir, cada um exercendo o que gosta. Até mesmo para as crianças foi criado um espaço para que elas participem do convívio. Conceito que as pessoas estão buscando para as áreas de lazer”, explica.
O teto de palha trançada exalta o trabalho de artesãos regionais. Um ambiente para se ‘viver’ que mescla o contraste de móveis arrojados com a simplicidade de materiais rústicos.
Um jogo de iluminação inteligente proporciona um cenário moderno que se une à tecnologia do som e ao projetor de imagens. Mas os espaços de lazer da Mostra não se resume à churrasqueira.
A área de piscina ganhou um projeto inovador e ecológico, que atrai o olhar e proporciona um belo visual aos freqüentadores do Restaurante. Com raia, spa e prainha, a piscina de vinil Sibrape permite aos amantes da natação que se exercitem. O deck é feito de garrafas pet recicladas, que imitam a textura e tonalidade da madeira natural.
*A repórter viajou a convite da organização do evento

Mostra vai até dia 9 de dezembro em Rio Preto
A 2ª Edição da Casa Cor interior – SP, em São José do Rio Preto vai até o dia 9 de dezembro, na Avenida Anísio Habbad, 6580, no Jardim Aclimação - Zona Sul.
A mostra pode ser visitada de segunda a segunda, das 16h às 22h. O ingresso é R$ 25, com direito ao anuário, mas os estudantes pagam meia-entrada.
A taxa de estacionamento custa R$ 10.

Adolescentes da cidade ganharam novo prédio
Com o evento, 566 crianças e adolescentes atendidas em regime semi-aberto pela Alarme, ganharam uma nova sede. O prédio de 300 metros quadrados, com quatro salas, uma sala de informática, banheiros e um consultório odontológico, onde já está funcionando uma escola e atividades extracurriculares.
“Ao final da Mostra a mansão será usada para eventos e a renda será revertida para a entidade”, explica o diretor da Casa Cor Interior - SP, Flávio Sanna.

Jornal A Cidade - 03/11/07