Dos diversos recursos empregados pela arquitetura, a cor é um elemento mais que importante, é diferenciador. Quando planejada e estudada pode ter efeitos de reavivar e modificar completamente um ambiente. Em estudos de marketing e decoração a cor tem papel fundamental, o de identidade. Um exemplo de recuperação de identidade através da cor pode ser observado na mostra realizada no Stream Palace Hotel.
O projeto de Paula Gauchick no saguão utilizou o verde florescente, com muito amarelo em sua pigmentação, para resgatar a originalidade e redefinir a identidade da marca do hotel. Daniela Bataglia, coordenadora da mostra, explica que “houve uma reestruturação na comunicação visual do hotel, incluindo sua logomarca.
Aconteceu um resgate das origens, já que em sua criação, a marca do hotel era verde”.Para ela, a parede verde, muito marcante, fixará no hóspede a imagem do estabelecimento. Sua marca, representada por folhas de louro verdes, é a toda hora arremetida. “Não tem como esquecer”, explica Daniela.
Tendências
Para a arquiteta Daniela Bataglia, as tendências atuais são as cores mais vibrantes e os tons de marrom. “O verde normalmente dá uma sensação de natureza, se misturado com o marrom ele traz algo de aconchegante”.

Ambiente segue procedimentos ecológicos
O ambiente projetado pela arquiteta Paula Cauchick seguiu procedimentos ecológicos. “O verde traduz completamente a natureza”. Em sua ambientação Paula buscou cromatizar nos materiais as diversas variações da natureza, desde o tom areia das cortinas até o verde Ubatuba, bem escuro, do granito do balcão. O balcão de granito revestiu a madeira anterior pela durabilidade. “Procuramos otimizar com a pedra a utilização do balcão, que muitas vezes perde o viço com o tempo e a utilização. A pedra é mais durável”.
O sofá exclusivo, todo revestido em grama sintética, encaixa-se com perfeição na proposta cromática e fundamentada na natureza. “Nesse sofá as pessoas podem interagir de maneira diferente de sofás convencionais”, explica Paula.
O painel que colore o fundo do balcão foi revestido com gesso acartomado. “A parede de placostil foi toda parafusada. Essa é uma nova opção de material que ajudou a dar rapidez na obra. Afinal, a rotina do hotel não foi interrompida para que as obras fossem realizadas”.
Na parede verde vibrante, um dos detalhes preferidos da arquiteta: “escolhi substituir aqueles relógios convencionais, que estressavam os hóspedes, por relógios da natureza, que são as folhas de árvore caindo”.


Projeto reuniu 36 arquitetos de RP
A 1ª Mostra Stream de Design é um projeto arquitetônico que reuniu 36 arquitetos de Ribeirão Preto para a reformulação de 28 ambientes do Stream Palace Hotel, no centro da cidade. A arquiteta Daniela Bataglia, coordenadora do projeto, diz que “diferentemente de projetos de decoração, como a Casa Cor, este é um projeto arquitetônico, que vai permanecer no local por mais tempo”.
A mostra foi desenvolvida com base na recriação de espaços e revitalização do centro histórico de Ribeirão Preto. A proposta era reformular o design dos ambientes, mudar cores de paredes, trocar objetos, pisos e acessórios.
Durante três meses as ações foram meticulosamente planejadas. “Demos prioridades para arquitetos com características arquitetônicas similares. Como resultado obtivemos um projeto clean, que deu suavidade e eliminou o ar pesado notado antigamente”, explica Bataglia. Segundo ela, através da mostra os arquitetos propuseram o ato de repensar a utilização dos espaços de um imóvel e inová-lo sem que ele perca a sua identidade arquitetônica. A partir daí foi empregado o conceito do Retro-Fit, que trabalha com revitalização e atualização das construções para aumentar a vida útil do imóvel.
Com a incorporação de modernas tecnologias e materiais foi possível reconquistar a valorização da unidade aos níveis da época de seu lançamento, e sem interferir na rotina do hotel. “Essa foi sem dúvida a parte mais difícil”, conta Daniela. O projeto contou com a direção dos arquitetos Constantino Sarantanpoulos, Daniela Battaglia, Georges Sarantopoulos e o engenheiro responsável Glauco Junqueira, sob coordenação da gerente de marketing da Rede Stream, Adriany Bueno e de Ana Maria Machado.
Espaços
Os arquitetos utilizaram recursos de inovação como cores, objetos, iluminação, obras de arte, além de troca de pisos e materiais de construção, que criaram novas composições para cada espaço. Nove apartamentos do oitavo andar foram totalmente redecorados, cada um por um arquiteto diferente com combinações diferentes de estilo e materiais. “Cada ambiente foi recriado para se tornar um espaço propício para relaxamento e bem-estar. Isso é o que os hóspedes de um hotel mais procuram hoje”, explica Ana Hilayali Sarantopoulos, diretora presidente da Rede Stream.

Publicação Jornal A Cidade 04/09/05