Elas vestem a decoração, filtram a entrada de luz natural proporcionando conforto térmico e até mesmo acústico aos ambientes. Além de protegerem os móveis e garantir privacidade. Translúcidas ou opacas, rústicas ou clássicas, de tecido ou persianas, a seleção depende do estilo que você quer imprimir ao espaço e do uso que fará dele.
“Abraçam o ambiente e unificam a decoração. Tornam o espaço acolhedor”, comentam as arquitetas Maria Teresa Loires e Guga Loires.

Tecnologia têxtil
Lembra-se daquele blecaute pesado e cinza que ‘aterrorizava’ a decoração e eram usados apenas como forro, mas que eram essenciais para proporcionar aquele escurinho gostoso? São coisas do passado...
“A tecnologia têxtil desenvolveu um tecido que veda totalmente, mas sem perder a questão estética”, comenta Maria Teresa.
Eles ganharam texturas e cores. E saíram do esconderijo atrás das cortinas.
“Alguns têm até um toque aveludado”, completa Guga.
Na sala do próprio apartamento da arquiteta, um blecaute branco, com uma textura próxima a um brim, compõe a decoração moderna.

Salas de cinema
Para que as sessões de cinema sejam mais aconchegantes e tenham um som perfeito, as cortinas têm uma grande contribuição, pois colaboram também na acústica.
“Elas pedem cortinas mais pesadas, que absorvam os ruídos”, fala Guga.
Por conta da reflexão nas telas a instalação de um cortina ou rolô blecaute é a melhor indicação. No caso do rolô, um xale de tecido pode vedar as frestas laterais e dar um toque charmoso.
E como a tecnologia é característica desses ambientes, as persianas ou rolôs motorizados completam a questão do conforto. Apenas com um controle remoto é possível acionar o sistema de fechamento.
“Ideal também para ambientes com pé-direito duplo ou janelas altas, de difícil acesso”, completa Maria Teresa.
Mas se você pretende obter essa tranqüilidade, vale ressaltar que a decisão precisa ser tomada ainda na hora da compra.
“A peça já precisa ser fabricada com o sistema”, explica o proprietário de uma loja especializada, Adilson da Costa Botelho.

Persianas e rolôs
No quarto, na sala, na cozinha e até mesmo no lavabo. As persianas e os rolôs ganharam todos os espaços da casa.
“As persianas são muito próximas aos tecidos, não possuem mais uso limitado”, ressalta Guga.
Para a arquiteta Adriana Barizza, a escolha entre uma persiana ou cortina depende do estilo que se quer imprimir e do perfil da pessoa. “Já existe persiana de crepe e até bordada. Elas combinam até nos espaços mais requintados”, diz.
Praticidade
Segundo as arquitetas, a praticidade é um dos pontos que pesa na escolha do tecido. A seda ainda prevalece no quesito sofisticação.
“As sedas, mesmo as mais rústicas, é o que há de mais belo para compor uma decoração”, opina Maria Tereza.
Mas o ‘voile’ é um tecido considerado clássico, que ganha em praticidade. “As de linho tornam o ambiente mais descontraído e rústico, mas amassam muito”, conclui Teresa.

Jornal A Cidade -18/06/07