Para espantar o calor Decoração na área externa de casa ganha cores cítricas e fortes nos tecidos, além de acrílicos e jogos combinados.

Em dias mais quentes aumenta o interesse pelo uso de áreas externas, casas de praia ou veraneio. E quem está pensando em renovar a decoração de varandas, salas de estar ou área da piscina pode apostar em cores fortes e cítricas nos tecidos, acessórios acrílicos e jogos coordenados que compõem o hit do Verão na loja Tok&Stok, por exemplo. Tudo vai depender daquilo que se espera para o ambiente e o que o local já possui, sejam itens mobiliários ou acessórios.

A primeira providência é a análise detalhada do espaço, seja ela feita pelo próprio dono da casa ou por um profissional de arquitetura e decoração. Depois de determinar o que se deseja para o local - espaço de estar, mesa de refeição ou chaise para relaxamento -, procure recuperar o que for possível, aconselha o gerente de tendências da Tok&Stok, Ademir Bueno.

O uso de alguns acessórios de móveis para jardim ou piscina, entre eles almofadas novas, guarda-sol, bandeja, porta-copos, copos, jogos americano, tolhas e esteiras, proporciona uma notória renovação do ambiente. "É muito comum o uso de tons do Verão nas coleções assinadas como laranja, verde-kiwi, amarelo e cereja" , conta o gerente de tendências da rede.

Para a temporada mais quente do ano, a loja convidou o estilista Amir Slama, que criou coleções especiais como a Batuque, que traz florais em tons cereja, considerado pela loja como a cor da estação. Para os mais tradicionais ou para as casas na praia, a dica é a linha Nautilus, com estampa em azul e ilustrações inspiradas na vida marinha. E a partir de uma estampa predominante em determinada coleção é possível montar as chamadas linhas coordenadas, que em alguns casos chegam a 80 itens. "É possível criar jogos coordenados com toalhas básicas, geleiras, coolers, jogos de copo e muitas outras peças" , orienta o gerente.

Os móveis para casa de praia ou veraneio precisam de madeira específica. Segundo o decorador Michel Lebedka, o tipo ideal para os bancos de piscinas são teka ou qualquer madeira autoclavada e envernizada com filtro solar náutico, tratamento que prolonga a vida útil desses bancos. (AAN)