Invista nelas Cortinas e persianas são parceiras poderosas para controle da luz, além do toque de modernidade.

As características e decoração do ambiente são fundamentais para escolha de um complemento como a cortina ou a persiana. Dependendo da necessidade de luminosidade ou da estética do local é possível optar por cores, formatos e modelos diferentes.

Segundo a decoradora Maitê Orsi, as cortinas e persianas além de embelezar o ambiente, também são um sistema de integração entre iluminação natural e artificial. “Elas podem ser parceiras poderosas para controle da luz. Além disso, são utilizadas para dar um toque de aconchego, modernidade ou ênfase na atmosfera desejada”, disse.

As persianas podem ser confeccionadas de madeira, fibra não tecida, tecido, tela e metal. Já com as cortinas é possível misturar os mais diferentes tecidos e texturas. “As cortinas dão um toque mais aconchegante nos ambientes e a possibilidade de misturar as texturas do tecido valoriza mais o espaço. Geralmente são mais utilizadas em salas e quartos”, disse a arquiteta Carolina Damaceno de Freitas.

Por outro lado, as persianas são para quem procura mais praticidade. “São mais usadas em cozinhas, lavanderias”, afirmou Carolina. Além de mais práticas, as persianas auxiliam não apenas no controle da luz, mas também do som e da temperatura. “É uma auxiliar na proteção termo-acústica, dependendo do tipo de produto. Auxilia também no melhor desempenho de sistemas de climatização pela redução de admissão de carga térmica”, disse Maitê.

Para a decoradora, apesar de alguns ambientes necessitarem mais ou menos de controle de luz ou outros auxílios, não há regra na escolha das peças. “Em geral os ambientes mais clássicos vão pedir algo mais elaborado, e os mais modernos ou clean, algo mais contemporâneo, seja para os modelos de cortinas ou persianas. Mas não há regras fixas para isso”, afirmou.

No entanto, alguns cuidados na escolha podem evitar ambientes sobrecarregados. “É interessante contrastar cores com o ambiente. Se há um local mais carregado de cores, use um tom de cortina ou persiana claro. Em ambientes claros, os tons chocolate são opção.” disse Carolina.

Algumas peças estão em alta

Apesar de não haver regras para a escolha de modelos de cortinas ou persianas, algumas peças estão em alta. Segundo o decorador Tércio Moura Ribeiro, a Ilhós é um modelo de cortina bastante usado atualmente. “Ela é usada no varão, tem tecidos bem leves e geralmente têm tonalidades cromadas”, disse.

Os tecidos pretos com brilho também estão sendo bastante usados, segundo a arquiteta Carolina Damaceno de Freitas. Os detalhes em cristal incrementam os modelos de cortina em alta. Já entre as persianas, a Romana é a última tendência.

As cores neutras e brancas nunca saem de moda pela possibilidade de combinação com diferentes ambientes. E isso influenciou na escolha da aposentada Isabel Alexandrina. “Coloquei cortinas e persianas. Preferi as persianas brancas e cortinas creme, pois combinam com tudo”, disse.

Mas Ribeiro afirma que há modelos para todos os gostos. “Cortinas combinam com qualquer tipo de ambiente.” (LA)