Para um momento de leitura em um clima descontraído e aconchegante, para momentos de convívio ou simplesmente para descansar em contato com a natureza, os pergolados e gazebos conquistam os jardins. “É um espaço voltado para um momento de contemplação”, define a arquiteta Guga Loures.
Dos mais rústicos em madeira ou eucalipto aos mais sofisticados em ferro e vidro, eles estão sempre relacionados a instantes de prazer e diversão.
Pensando em ampliar a área da varanda onde costuma receber amigos, a psicóloga Sílvia Tenan Magalhães decidiu colocar um pergolado na área verde da sua casa. Projetado em madeira, são as trepadeiras que vão se incumbir de garantir a sombra, que começa a surgir quase um ano depois. “A idéia foi prolongar a varanda. Um ambiente para desfrutar com os amigos ou para uma leitura”, comenta Sílvia.

Modelos
E para ter esses prazeres, não é preciso desembolsar muito. Segundo a arquiteta, com R$ 3 mil já é possível construir um pergolado de 7 metros quadrados, em madeira.
A escolha do modelo e do material deve ter uma relação direta com o projeto arquitetônico da casa. Para quem deseja uma opção mais rústica, pode utilizar bambu ou madeira. Mas podem ser feitos em ferro, concreto ou até mesmo tijolo de demolição.
Já na seleção do piso, ressalta a arquiteta, é preciso avaliar os móveis que serão colocados.
“O mourão (madeira de trilhos) intercalado com grama ou o piso ecológico são excelentes opções, mas como são irregulares, se tornam inviáveis para o uso de mesinha”, cita.
Pufes e cortina
No projeto da Praça do Restaurante da Casa Cor SP deste ano, a paisagista Gigi Botelho explorou esse elemento para permitir aos visitantes momentos de convivência e de descanso. “É um local aconchegante para relaxar”, define Gigi.
Com estrutura em madeira e bambu, as cortinas em voil dão o tom ao espaço. Pufes, espreguiçadeira e vasos de plantas garantem conforto.
Para Guga, as plantas são elementos diferenciais nos pergolados. Segundo o paisagista Marcelo Faria, existe uma gama de opções de trepadeiras para trazer charme e beleza ao pergolado. Se a pessoa desejar uma sombra mais densa, ele sugere a jade, madressilva ou ‘sapatinho-de-judia’, que dão flores o ano todo e crescem rápido.
Mas se a intenção é apenas peneirar o sol, mantendo a claridade, o jasmim estrela ou a primavera italiana são ideais. “Há uma gama de mais de 20 espécies de jasmim, que além do filtro da luz ainda perfumam o ambiente”, diz Faria. As trepadeiras, segundo o paisagista, são plantas baratas e de fácil cultivo. Mas para garantir que estejam sempre belas, a dica é molhar todos os dias e fazer uma adubação a cada quatro meses.

Jornal A Cidade - 25/11/07