Caixa de ferramenta - Nem sempre é necessário recorrer a profissionais especializados para fazer pequenos reparos

Com o passar do tempo, a estrutura de alguns imóveis tem desgastes e é comum recorrer a profissionais para fazer pequenos reparos. Mas é possível e mais econômico fazer por conta própria estes consertos. No entanto, alguns procedimentos básicos e as ferramentas corretas são necessários para que a economia não se transforme em prejuízo.

Segundo o gerente geral da Telha Norte de Ribeirão Preto, José Eduardo Warick Paduan, hoje, o mercado oferece equipamentos facilitados para que qualquer um faça reparos em casa. Vazamentos, chuveiros com problema, fechaduras enguiçadas e torneiras quebradas são os problemas mais comuns e podem ser resolvidos pelos próprios moradores. "Um vazamento na louça sanitária, por exemplo, é fácil de detectar e já há um kit pronto para a troca das peças internas neste caso específico. Consertos de torneiras também é bem caseiro, qualquer um faz", afirma. Ele diz ainda que alguns cuidados, como desligar a chave de energia para trocar a resistência, são essenciais. "E não confundir, por exemplo, lubrificar uma fechadura com óleo ou graxa não é o correto, ao contrário do que muitos pensam. O grafite é o produto mais indicado para fechaduras ressecadas."

Para o engenheiro civil e diretor do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, Nelson Martins da Costa, quem faz por conta própria os reparos em casa pode economizar bastante. "Há coisas bem simples de fazer, mas é necessário conhecer os procedimentos corretos e ter as ferramentas certas para que a economia não se transforme em prejuízo", diz ele. Costa afirma que os reparos em apartamentos têm que ser feitos com mais cautela. "As estruturas de apartamentos não são independentes, é preciso cuidado para não comprometer o espaço dos vizinhos."

Mas não são todos os serviços da casa que possibilitam a dispensa de um profissional qualificado. Segundo Costa, uma tentativa comum e que não dá certo é fazer consertos que exijam quebrar paredes. "Para este tipo de trabalho é preciso a avaliação de um profissional, pois as paredes estão ligadas a toda a estrutura da casa. E é preciso ter conhecimentos para saber onde pode quebrar ou não", afirma. (GR)

Algumas ferramentas são essenciais

Ter um kit de "primeiros socorros" para a casa é uma forma de agilizar os consertos. Algumas ferramentas são essenciais e devem estar sempre a mão. Para facilitar a vida de quem prefere resolver os pequenos problemas de casa, lojas especializadas oferecem kits prontos com todos os materiais necessários. Segundo o gerente da loja Multicoisas, Marcieli Andrade, os kits básicos de ferramentas são bastante procurados. "Tem martelo, trena, chave de fenda, alicate, fita isolantes, produtos básicos para qualquer reparo", diz ele. Um kit básico, com ferramentas simples custa em média R$49.

É possível também ter uma caixa de ferramentas mais completas, com produtos de qualidade e que possibilitem reparos maiores. Segundo o gerente geral da Telha Norte em Ribeirão Preto, José Eduardo Warick Paduan, um kit completo com produtos básicos como fita isolante e chaves de fenda e também equipamentos como furadeira e multímetro, que identifica a voltagem das tomadas da casa, custa em média R$300. "Mas são produtos úteis e que auxiliam na manutenção e reparos na casa", afirma ele. (GR)