Segurança do morador. Manter em dia a manutenção das partes elétrica e hidráulica dos apartamentos evita problemas futuros.

Manter em dia a manutenção das partes elétrica e hidráulica do apartamento pode evitar prejuízos para o proprietário do imóvel e para os vizinhos. Mas quando o problema já aconteceu, o melhor é resolvê-lo o mais rápido possível.

Segundo o especialista em manutenção predial Adnilson Marcondes, a manutenção de ventiladores de teto a cada seis meses e da instalação elétrica a cada dois anos é essencial para a segurança dos próprios moradores.

No entanto, os problemas que mais causam incômodo aos vizinhos e dor de cabeça ao proprietário do apartamento são os vazamentos. “Principalmente os de tubulação interna do ralo. E esse tipo de problema só é possível fazer a manutenção quando o problema fica visível”, disse Marcondes. Mas para o especialista, o ideal nesses casos é fazer os reparos o quanto antes. “Para que os danos não sejam maiores e se estendam a outros apartamentos”, afirmou.

A enfermeira Silvia Barbin teve problemas com vazamentos em imóveis dos vizinhos duas vezes no mesmo ano. “Um vazamento em um apartamento quatro andares acima do meu deixou infiltrações na minha parede. Mas nesse caso, o vizinho arcou com os prejuízos. Já o outro problema que tive se estendeu por seis meses, pois não conseguia entrar em um acordo com o responsável por um vazamento no andar superior”, contou.

Além dos problemas visíveis aos olhos dos vizinhos como no caso de Silvia, outros pequenos vazamentos também podem aumentar a conta de todos os moradores do prédio. “Vazamentos em válvulas de descarga ou em torneiras, por exemplo, podem não trazer danos visíveis aos vizinhos, mas a conta de água do condomínio sofrerá alterações e com certeza terá um custo maior para todos os moradores”, disse José Roberto Machado especialista em manutenção de válvulas hidras.

Segundo Leandro Gomes do Valle, diretor da administradora de condomínios Vallecon, o síndico do prédio, representando todo o condomínio, pode intervir e vistoriar um apartamento que esteja comprometendo outras unidades ou mesmo a área comum. “E pode forçar o morador a arrumar o problema sob pena de aplicação de multa”, disse.

Prepare-se na instalação

Alguns possíveis problemas devem ser levados em conta já no projeto de instalação de alguns acessórios como a banheira, por exemplo. Além de facilitar a manutenção, esse planejamento evita gastos.

Segundo o especialista em manutenção predial Adnilson Marcondes, os problemas com vazamentos na tubulação das banheiras podem ser resolvidos facilmente ou gerar grandes transtornos. “Se na hora da instalação for feito uma abertura ideal para manutenção, a pessoa terá gastos menores e menos dor de cabeça com um eventual vazamento. Caso contrário, esse tipo de conserto exige quebrar paredes e gera muitos gastos.”

Para Leandro Gomes do Valle, diretor da administradora de condomínios Vallecon, a manutenção preventiva e o planejamento na instalação são a melhor solução. “Além de dar ao proprietário um conforto maior, essas atitudes também são mais baratas”, afirmou. (LA)