Aprenda voce mesmo trocar a resistência do chuveiro.

 

Quem não tem dúvidas na hora de trocar a resistência do chuveiro? Ter em mãos alguns procedimentos básicos pode ser a salvação na hora do banho, principalmente com a chegada do frio. “Após verificar se não é um problema no disjuntor ou na parte elétrica da residência, é necessário seguir alguns passos para evitar danos ao produto e até mesmo choque elétrico”, explica o diretor da Universidade Multicoisas, Nelson O. Hokama, responsável pelo treinamento dos funcionários das lojas Multicoisas. Para isso, a rede especializada em produtos para reparos domésticos e bricolagem preparou um passo-apasso com dicas que vão desde a avaliação do problema até a remontagem do chuveiro, passando pela limpeza do espalhador e checagem de vazamento. ”São orientações que com certeza vão ajudar as donas e donos-de-casa”, finaliza Hokama.

Material necessário- chave-de-fenda
- alicate de bico ou universal
- escova de dentes (velha) para limpeza
- conector de fios
- fita veda-rosca

1. Antes de checar se a resistência do chuveiro está mesmo queimada, desligue a chave geral ou disjuntor. Esse passo é muito importante, pois evita os choques.
2. Inicie a desmontagem do chuveiro. Os de plástico são mais fáceis, basta desenroscar a parte de baixo, também chamada de espalhador.
3. Retire a resistência queimada e substitua pela nova. A queimada apresenta rompimento na espiral. A nova terá a espiral em ordem. Siga sempre as instruções do fabricante, discriminadas na embalagem.
4. Aproveite para limpar o espalhador com a escova de dentes. Limpe as partes interna e externa e enxágüe em água corrente. Atenção: não utilize objetos pontiagudos, que possam alterar o diâmetro dos furos, nem produtos abrasivos.
5. Monte o chuveiro novamente e parafuse bem. É importante não deixar folgas pa-ra evitar vazamento. Organize os fios e prenda-os no conector de fios. Passe a fita veda-rosca, de duas a três a voltas, na extremidade do tubo do chuveiro.
6. Antes de religar a chave geral, abra o chuveiro e deixe a água fria escorrer por uns dois minutos. Assim, garante-se a água de reserva necessária no bojo do chuveiro para não queimar a resistência. Verifique se não há vazamentos por má vedação. Religue a chave geral do quadro de força ou o disjuntor, dependendo da instalação elétrica de sua residência.