Trabalhar em casa já era uma realidade para alguns profissionais liberais como psicólogos, advogados e designers, quando algumas empresas do Vale do Silício se arriscaram em um novo modelo: deixaram seus melhores profissionais produzindo fora do ambiente da empresa. O que parecia um contra senso na época, rendeu bons resultados. 

É verdade que o advento da internet e os avanços da tecnologia contribuíram muito para este tipo de experimento. Mas foi a partir deste cenário que ocorreu uma outra mudança mais recente e em maior escala: a necessidade de isolamento social para conter a disseminação do novo coronavírus fez com que muitas pessoas tivessem que cumprir com seus compromissos de forma remota. E mesmo com a flexibilização desta medida, milhares de pessoas no mundo ainda estão utilizando a sua própria moradia como gabinete, consultório ou extensão da empresa. Conhecido como "home office", ou "escritório em casa", esse tipo de atividade é cada vez mais recorrente no cotidiano das companhias nacionais e estrangeiras.

Ocorreu que, ao descobrir que era possível uma nova forma de trabalhar, as instituições começaram a olhar para as vantagens deste novo cenário. Uma pesquisa feita em 2020, pela especialista em gestão imobiliária Cushman & Wakefield, apontou que 74% das empresas brasileiras pretendem manter a opção de trabalhar em casa, mesmo após a pandemia. 

Estas mudanças refletem também o enfraquecimento do antigo modelo de trabalho piramidal, com um chefe que a todo momento supervisiona seus subordinados, e que perde cada vez mais espaço para uma gestão mais moderna, descentralizada, com decisões coletivas e ênfase na autoliderança. 

De fato é uma revolução!  Mas será que todos estão tirando de letra essa mudança tão radical? Sintonizados com as novas tendências, queremos compartilhar com todos esse novo mundo que se descortina. 

Mãos à obra! Se você deseja adaptar seu lar para as atividades laborativas, é importante criar um pequeno ambiente, que pode ser um cômodo da casa ou um cantinho, ainda que pequeno, onde possa colocar um computador que atenda às suas necessidades. Se for possível ter à mão seus papéis, celular e um café, melhor ainda! 

O local deverá dispor de alguns elementos básicos, como mesa e cadeira adequadas, e aqui vale frisar a importância da ergonomia. Para não sofrer com dores no corpo mais tarde, é preciso ajustar a posição do assento e da tela do computador conforme a sua altura. Evite ficar com o notebook no colo por longos períodos. Há hoje no mercado uma grande variedade de periféricos com a finalidade de adequar ergonomicamente seu computador de uso pessoal, seja ele um laptop ou desktop. Ter uma impressora conectada também é importante para aqueles que lidam com apresentações, contratos e outros documentos em papel. Uma boa conexão de internet é fundamental para as videoconferências.

E quando se tem crianças? Aí é preciso ainda mais jogo de cintura para manter o ritmo, principalmente quando estas não estiverem na escola! Garantir um espaço neutro para os afazeres será mais fácil com os filhos em outro ambiente, mas sabemos que nem sempre é possível. Para a maioria dos trabalhadores, tocar as tarefas e lidar com a prole ao mesmo tempo é um dos maiores desafios do home office. Além disso, se houver outros familiares em casa é preciso fazer com que eles entendam e respeitem os seus afazeres, o que nem sempre é fácil pôr em prática.

Atenção para uma dica valiosa: Esqueça o pijama! Caso contrário, a tentação de deitar na cama ou no sofá para dormir será maior. As roupas têm grande influência no nosso comportamento e por isso, estar minimamente apresentável será fundamental, inclusive para situações que envolvam videoconferências de última hora. Criar uma rotina e seguir um horário é saudável e pode ajudar a garantir seu tempo de lazer.

No mais, é aproveitar ao máximo o que o seu ambiente pode lhe oferecer e desfrutar de todas as vantagens do trabalho semipresencial ou totalmente remoto, um novo modelo que veio para ficar. Nós, da Nunes Imóveis, queremos ajudá-lo em o que a sua casa representa para você?!