Cerca de 188 mil mutuários da Caixa Econômica Federal poderão quitar seus contratos de financiamento habitacional com até 83% de desconto. São os mutuários que contrataram seu financiamento no período de 1987 a 1994.

No entanto, o percentual de desconto não é igual para todos os mutuários. O desconto varia de acordo com as características de cada financiamento e com o valor de mercado do imóvel.

Para saber quanto poderá ter de desconto, o mutuário deverá procurar uma agência da Caixa para fazer o cálculo. A tarifa para avaliação do imóvel é de R$ 250.

A Emgea (Empresa Gestora de Ativos) está administrando cerca de 700 mil contratos firmados pela Caixa. Desse total, 188 mil são contratos com desequilíbrios financeiros, cuja quitação imediata é mais vantajosa que a manutenção do financiamento em carteira.

Para esses contratos, a Emgea está aplicando o VTR (Valor de Transferência ou Reestruturação) na renegociação dos financiamentos habitacionais.

Nesses contratos, ao final do prazo de financiamento, o mutuário ainda terá um saldo residual a pagar. Em muitos casos, o resíduo é maior do que o valor de avaliação do imóvel.

Este tipo de renegociação não é vantajoso para imóveis com valor de mercado inferior a R$ 25 mil. Para esse tipo de imóvel, a Emgea possui outras formas de quitação do financiamento