Apesar dos momentos difíceis que atravessa, Ribeirão Preto ainda é uma das melhores cidades do Brasil. Já não é uma das dez melhores, como foi até quinze anos atrás, mas ainda é motivo de justo orgulho para os seus moradores.
O potencial da cidade é muito grande e todos nós temos esperanças de dias melhores. Para que isso aconteça, as lideranças políticas e comunitárias precisam se unir em torno de um projeto ambicioso que defina uma nova era para Ribeirão Preto, colocando-a no caminho do desenvolvimento e da construção da cidade do futuro.
Precisamos atrair investimentos públicos e privados e com urgência. Temos que ambicionar ser uma cidade exemplo para o Brasil, uma cidade moderna e com ótima qualidade de vida. Não estamos longe desta situação. Em passado recente era a nossa realidade. Perdemos terreno mas podemos reconquistá-lo e avançar mais ainda.
Parte da estratégia a ser desenvolvida para alcançar este objetivo deverá ter por base uma ação hábil para somar todas as forças políticas e comunitárias. Durante o processo eleitoral são normais as separações e até mesmo divergências profundas, principalmente entre os líderes políticos. Mas, após o pleito eleitoral, é necessário que as divergências sejam superadas e que a união se concretize sempre que estiver em questão assuntos de interesse da cidade e do bem comum.
Para que isto aconteça, precisamos que as nossas lideranças políticas procedam com humildade nos relacionamentos colocando acima de tudo os grandes interesses da família ribeirão-pretana.
Pode parecer um sonho, mas temos que acreditar ser possível Ribeirão Preto dar um exemplo para as cidades brasileiras no campo político e da administração pública, deixando de lado interesses pessoais e de grupos para unir todos na busca da solução dos problemas que afligem a população e de uma era de prosperidade e de paz.
Ribeirão Preto pode ser e será uma cidade com cem por cento de sua população servida com água tratada com cloro e enriquecida com flúor, com coleta e tratamento de esgoto; o lixo coletado regularmente e de forma seletiva permitindo a reciclagem e a destinação correta do lixo hospitalar e industrial.
No campo da educação é possível ser exemplo, valorizando os professores, garantindo vagas a todos em idade escolar, e com um padrão de ensino de alta qualidade.
Há que se buscar na área da saúde o desenvolvimento prioritário de ações de medicina preventiva, possibilitando diminuição de internações hospitalares e tratamentos custosos.
O projeto de desenvolvimento econômico e social precisa ser bem definido e as ações administrativas para concretizá-lo devem ser rápidas e precisas.
A cidade merece ter um aeroporto internacional e um distrito empresarial. Não é possível que a simples decisão do que fazer e como fazer demorem anos, colocando em risco a possibilidade de concretizar estes projetos, com outras cidades passando a nossa frente.
Há muito a ser feito e é possível fazer. Com razão, o povo tem pressa e esperança de que seus líderes saberão cumprir seus deveres neste momento histórico da cidade. Não podemos aceitar ficar para trás. Nosso destino é ser exemplo de cidade moderna e desenvolvida. Temos tudo para que isto aconteça. Basta que as lideranças da cidade cumpram a parte que lhes cabe.

* Advogado, ex-prefeito e assessor da Associação Rural e do Sindicato Rural de Ribeirão Preto. É o virtual candidato do PSDB à Prefeitura de Ribeirão Preto