Antônio Vicente Golfeto

É uma previsão que fazemos sem medo de errar: haverá aumento de pedido de aprovação de novos loteamentos nos departamentos competentes das prefeituras municipais. E de todos os tipos e de todas as modalidades de loteamento, a saber: somente para construção de residências, somente para construção de unidades produtivas ou mistos (residências e construções para fins econômicos).
A previsão tem apoio na realidade. O mercado financeiro deverá perder parte de sua boa atração porque a queda sistemática que se prevê – doravante - para a Selic, tornará os rendimentos de aplicações em CDBs (certificados de depósito bancário, que titulam as aplicações financeiras a prazo) e, bem assim, os rendimentos de quotas de fundos de investimento (de toda as modalidades, mas, sobretudo, os dos tipos DI ou renda fixa), tornaram estas aplicações menos atraentes. E, por conseguinte, menos procuradas. No longo prazo, compensará aplicar em terrenos que são frações dos loteamentos novos. Referimo-nos ao que chamamos de boi magro.
Digamos que você esteja pensando em migrar suas aplicações financeiras atualmente entregues ou a um administrador de fundos de investimento ou dirigidas a um banco (CDBs são títulos dos bancos, de responsabilidade dos bancos, sejam públicos ou particulares). E que a migração se faça na direção de um terreno, de um imóvel recentemente lançado à venda no mercado. Aí você precisa saber sobre o terreno considerado pelo menos o seguinte:
1-sua localização dentro do loteamento;
2- sua localização em face das ligações do loteamento – ligações entendidas como eixos viários – com a malha de artérias próximas.
Tipo misto
Se for um loteamento do tipo misto, isto é, que pode receber construções tanto para residências como para fins econômicos (salões comerciais, salas para escritórios, galpões para indústria), você precisa considerar o seguinte: terreno em meio de quadra é melhor para residência. Agora, terreno localizado em esquina é muito mais compatível com construção com finalidade econômica, ou seja, se a preferência for para construção de salões tanto para lojas comerciais como para empresas de prestação de serviços.
É necessário considerar também: terreno de esquina, na maioria das vezes, é mais caro. Não raro, o preço é de 5 a 10% superior ao do terreno do mesmo loteamento, mas localizado em meio de quadra ou de quarteirão. Porque vale mais.
Este é o bônus. Agora, muitas vezes, este imóvel tem um ônus: sobre ele incide um IPTU maior. O que tornará aconselhável você verificar a realidade fiscal e a legislação do município onde você mora. E onde se localiza o terreno em questão. Afinal, cada caso é um caso. Identifique também a proximidade de praças públicas ou de outro bem público. Mas este é assunto para outro dia.