O valor dos aluguéis de apartamentos na cidade de São Paulo ficou praticamente estável no mês de outubro, segundo informações da imobiliária Hubert. Mesmo assim, a queda média de 0,77% é a oitava consecutiva.
A desvalorização ocorreu em todos os tipos de imóveis pesquisados. Os apartamentos de um dormitório tiveram, desta vez, o maior declínio, com baixa de 1,03%. Em termos nominais, o valor mais baixo de locação --R$ 650-- foi verificado entre os apartamentos de um dormitório nos bairros da Aclimação e Vila Mariana.
Por outro lado, a locação residencial mais cara em outubro foi a de apartamentos de quatro dormitórios nas regiões dos Jardins e Itaim Bibi (média de R$ 3.120 por mês).
O índice geral dos últimos 12 meses contados até outubro está negativo em 5,66%, contra inflação do período medida pelo IGP-M de 17,33%. O pior quadro esteve entre as unidades de quatro quartos, que amargaram queda de 8,93% de novembro de 2002 a outubro de 2003. As unidades de dois dormitórios foram as que sofreram menos: baixa de 2,62% no período.
Para Hubert Gebara, diretor da imobiliária responsável pela pesquisa, a pequena queda em outubro pode sinalizar uma recuperação dos aluguéis residenciais a partir de novembro.