foto: WEBER SIAN
As festas de fim de ano e as férias se aproximam... Muitas famílias preferem alugar uma casa na praia a ficar em hotel. Se esta for a sua opção, é hora de reservar o imóvel. “Temos mais liberdade e é mais prático para quem tem criança”, comenta a auxiliar de farmácia, Eleni Rodrigues Coelho, que passa férias em casas no litoral de São Paulo há oito anos.
Anúncios em jornais e em sites de imobiliárias oferecem inúmeras opções de imóveis na praia, desde kitchenettes a até mansões. Mas é preciso ficar atento na hora de alugar o refúgio das férias, para não cair numa cilada. Além dos inconvenientes você pode perder dinheiro.
Há seis anos Eleni teve uma decepção ao alugar uma casa no Guarujá. Ficou sabendo através de colegas de trabalho que uma pessoa de Sertãozinho tinha uma casa para alugar de temporada. “Ele me mostrou várias fotos. A casa era maravilhosa, com piscina e até um campinho de futebol”, relembra Eleni. Mas quando chegou ao local a realidade era bem diferente.
“Estávamos em três famílias, com cinco crianças. Descemos as malas, quando entramos na casa foi uma decepção total. Não era nada do que estávamos esperando e do que as fotos mostravam”, conta Eleni.
A solução foi procurar um outro imóvel. “No mesmo dia encontramos um apartamento e alugamos”.
A primeira atitude adotada por eles foi ligar para o proprietário avisando que não iriam ficar no imóvel e queriam reembolso do dinheiro. “Descobrimos que as fotos eram da casa vizinha, que ele usava para impressionar o cliente”, conta.
Depois desta experiência negativa Eleni adotou uma estratégia: hoje só paga antecipado 50% do valor. “Quando entro na casa e confiro as condições do imóvel, deposito o restante”, explica.
Já a escolha ela faz através de sites de imobiliárias especializadas. “Acho mais confiável. A minha experiência de locar direto com o proprietário foi negativa”, fala a auxiliar.
O presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto alerta que a locação via imobiliária pode evitar transtornos. “Tanto proprietário quanto inquilino devem sempre procurar um corretor de imóveis de sua confiança para intermediar o negócio”, aconselha.
Vantagens
Se a tendência do proximo feriado continuar os aluguéis devem estar mais caros no verão de 2007. Uma pesquisa do Creci - SP mostra que o aluguel para o feriado de 12 de outubro está até 23,5% mais alto em relação aos valores cobrados em 7 de setembro.
Com a chegada das altas temperaturas os aluguéis começam a subir, por isso é melhor se planejar. Segundo o presidente do Creci a locação com bastante antecedência é a melhor opção.
Assim a pessoa não corre o risco de não encontrar um imóvel adequado às suas necessidades e de pagar mais caro para conseguir uma vaga. “Alugando antecipadamente, as chances de negociação são muito maiores”, alerta Neto.
FIQUE DE OLHO
Dicas que garantem a sua tranqüilidade
Vistoria
A melhor forma de garantir uma locação segura é visitar o imóvel antes de fechar o contrato de locação.
Assim será possível conferir
a distância da praia, a vizinhança e as condições reais da casa. Quando isso
for possível, a pessoa deve exigir fotos atuais e detalhadas.
Itens do contrato
Deve estar explícito o estado do imóvel, as datas de entrada e saída do inquilino, o valor da locação, forma de pagamento e também móveis e utensílios disponíveis no local. A multa contratual por desistência de uma das partes também deve ser clara.
Pagamento
Segundo o Creci a forma como será paga a locação é decidida entre o proprietário e o inquilino. O mais comum é que 50% sejam acertados no fechamento e o restante na entrega das chaves.
Segurança
Outra dica é pedir auxílio a um corretor da sua confiança ou consultar informações nas delegacias regionais do Creci.
“Essas providências, certamente, vão propiciar um feriado ou férias muito mais tranqüilos para todos”, ressalta o presidente do Creci -SP.
VALESKA MATEUS