Eles ganharam televisão, som, jardins, revisteiros e até aparelhos de ginástica. Os banheiros modernos possuem todos os elementos para torná-los cada vez mais funcionais e confortáveis.
Uma ducha relaxante, um espaço adequado para se maquiar, tolhas macias, caixinhas para abrigar os ‘trecos’ são detalhes essenciais para tornar este espaço do imóvel prático, sem abrir mão da estética.
Mas acima de tudo o banheiro precisa ter a ‘cara’ da pessoa e se adequar ao ritmo de vida de quem vai usá-lo.
“Ser funcional é atender às necessidades das pessoas de acordo com o seu estilo de vida”, explica a arquiteta de interiores Cristiane Maluf.
Para um casal que tem horários das atividades parecidos, a praticidade pode estar relacionada à existência de duas duchas no boxe ou mesmo banheiros separados.
“No corre-corre do dia-a-dia, os dois poderão usar o mesmo ambiente e tomar banho ao mesmo tempo, ganha-se tempo e compartilha-se o momento”, comenta.
Duas cubas na bancada também torna o espaço prático e organizado para o casal, acabando com aquela disputa na hora de se arrumar para o trabalho ou para um evento. Tudo em dose dupla. Muito mais do que luxo, uma questão de necessidade.
“Um recurso muito utilizado é deixar o sanitário num espaço reservado, pois garante a privacidade”, observa Cristiane.
Já para um jovem solteiro, a comodidade pode ser sinônimo de um som para tornar o banho algo ainda mais prazeroso. “Há pessoas que gostam de aproveitar o banho na banheira para assistir a um filme ou acompanhar um jornal da manhã enquanto se barbeia. É um pedido cada vez mais comum nos projetos”, relata.
Nas lojas especializadas há inúmeros produtos que proporcionam e que podem tornar o banheiro prático de acordo com os hábitos de cada um. Um deles é o espelho de aumento com braço fixo ou sanfonado, que pode ser afixado próximo à bancada. Com luz ele se torna uma peça-chave, principalmente para as apaixonadas por maquiagem. A prateleira giratória é uma solução de espaço, se colocada no canto. De um lado os produtos, do outro o espelho. Se a pessoa quiser um momento de relax, uma lâmpada dicróica com filtro azul acima da banheira é uma excelente opção.
Outra dica é utilizar móveis com rodízios que facilitam o deslocamento e se adequam a cada uso, tornando tudo muito prático, inclusive para a limpeza.
“Uma ducha de qualidade e boa iluminação são essenciais para tornar o banheiro confortável”, orienta Cristiane.

Tudo à mostra
Gabinetes fechados e cremes escondidas nos armários são conceitos que estão sendo substituídos pelo ‘tudo à mostra’.
“Você pode deixar a vista tudo que realmente usa. As próprias embalagens dos produtos estão mais elaboradas para permitir isso”, relata.
Prateleiras de vidro e nichos de madeira abrigam os produtos de beleza e perfumaria. “Os vidros de perfume são belos e podem compor o ambiente”, sugere.
Para quem fez essa opção as caixinhas de madeira ou de fibras sintéticas se tornam organizadores. As toalhas não estão mais somente nos cabideiros. Jogos extras podem estar arrumados em cestos sob ou sobre a bancada, dando um toque à decoração. Os mesmo cestos podem se tornar revisteiros.
Para Cristiana, dois componentes são imprescindíveis: um belo conjunto de toalhas e de potes. Que precisam estar em harmonia com a decoração.
Nos últimos anos as cubas se modernizaram tanto em design, quanto em materiais. “Antes eram somente cubas de embutir e lavatórios de coluna, sempre em louça”, lembra.
As antigas louças conquistaram novos designs, como formatos quadrado e ovais. Materiais como resina e vidro coloridos, granito sintético e inox inovam as bancadas e são diferenciais nos banheiros. Outra inovação são as válvulas ocultas. “Pode-se fazer a cuba do próprio granito ou mármore da bancada”, diz a arquiteta.
As cubas de apoio são modernas, mas são mais indicadas para lavabos. “A cuba de apoio de semi-encaixe pode ser mais prática no uso diário”, ressalta.

VALESKA MATEUS