As taxas cobradas pelos bancos para iniciar o processo de concessão de financiamento habitacional, que incluem avaliação do imóvel e análise jurídica, variam até 27%.
É o que aponta pesquisa da Pro Teste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. Em dez bancos pesquisados pela associação, essa taxa varia de R$ 700 a R$ 950.
O Banrisul é o que tem o custo mais alto, de R$ 950. No HSBC é onde o candidato ao crédito encontra o menor valor, de R$ 700.
CUSTO EFETIVO - De acordo com Maria Inês Dolci, diretora da Pro Teste, como o tipo de serviço cobrado varia de banco para banco, a melhor forma de incluir todas as taxas ao comparar o que é oferecido por cada um é verificar o custo efetivo total (CET) do financiamento, ainda mais quando estas despesas iniciais não estão discriminadas.
“O consumidor deve pesquisar em pelo menos três bancos o que é oferecido e negociar valores, porque os serviços incluídos na taxa são basicamente os mesmos”, explica Maria Inês.
Celso Petrucci, economista do Sindicato da Habitação (Secovi), calcula que, em um financiamento de R$ 100 mil pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), no caso de imóveis de até R$ 500 mil, as taxas adicionais, como as despesas iniciais cobradas pelo banco, o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e os registros do imóvel, equivalem de 4% a 4,5% do valor total do imóvel.
“As despesas iniciais cobradas pelos bancos é a taxa mais barata entre esses gastos. Para um imóvel de R$ 150 mil, do qual R$ 100 mil seja financiado, apenas o imposto custa entre R$ 1.500 a R$ 1.700″, diz Petrucci.
Encargos administrativos relacionados a custos de correspondência enviada pelo banco, entre outros, e valor dos seguros cobrados no financiamento também devem ser levados em consideração na hora da escolha do banco.
Clique aqui para ouvir a entrevista com Fábio Gallo, professor de finanças da PUC-SP e FGV-SP. Ele explica o que considerar na hora de escolher o financiamento do imóvel.