Equipe quer saber motivo pelo qual residências estão fechadas na cidade.

As casas que não atenderam o Censo em Ribeirão Preto serão reavaliadas durante a semana que vem. Amanhã, os dados de todas as regiões da cidade serão organizados pela equipe do Censo para o fim da primeira etapa. A revisão que começa na próxima segunda-feira colocará novamente os recenseadores na rua e confirmará se a classificação de cada residência foi feita de forma correta.

Segundo o coordenador do Censo na região de Ribeirão, Rafael Carvalho, durante toda a próxima semana o resultado será analisado. “O que temos será transmitido para São Paulo já na sexta-feira. Alimentaremos o sistema enquanto os agentes voltam às ruas para conferir as residências fechadas”, afirmou.

Ainda segundo Carvalho, até agora foram contabilizadas 553 mil pessoas com o questionário respondido.

Quem se recusar a responder o questionário do Censo estará sujeito a multa de até dez salários mínimos, prevista na legislação federal. O coordenador do Censo na região explica que existem duas situações de domicílios fechados na cidade: aqueles em que os moradores não foram encontrados e os em que os moradores se recusaram a responder. “Quando há a negação, é infração na lei. Mas quando o proprietário não é encontrado, não gera multa, pois ele não teve culpa. E são justamente as causas pelas quais casas não foram feitas que serão analisadas na próxima semana”, afirmou. (Marina Aranha)