Investidores de imóveis estão optando por comprar apartamentos no Centro de Ribeirão Preto por causa do preço convidativo e o fácil acesso às áreas de compras e lazer. A diferença de preços entre as unidades disponíveis na área central e outras similares construídas em locais em expansão imobiliária, como a Zona Sul, pode chegar a 50%.

Embora o projeto arquitetônico não seja moderno, os compradores apontam vantagens como o espaço interno e o conforto de ter por perto lojas, lanchonetes, choperias e um shopping center.

Segundo levantamento feito pelo Guia Centro, da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), são 2,2 mil empresas no quadrilátero central, nas quais os moradores podem encontra muitos serviços sem ter que utilizar veículo para se locomover.

Mas, por se tratar de imóveis usados, o proprietário pode ter desconfortos ao longo do tempo.

Via Norte se torna um corredor comercial

A avenida Eduardo Andréa Matarazzo, a Via Norte, está sendo considerada o mais novo corredor industrial e comercial de Ribeirão Preto. Empresas estão procurando áreas para construção devido ao baixo custo do metro quadrado e a acessibilidade a pontos comerciais como as avenidas Dom Pedro I e Francisco Junqueira, o distrito industrial e a rodovia Anhanguera. Essa posição deve ser ainda mais consolidada com uma ampla obra do segmento educacional que ainda está em fase de terraplanagem. O terreno mede 35 mil metros quadrados e fica no trecho entre a rua Américo Batista e a rotatória Amim Calil.

Primeiro andar pode ser boa opção em RP

Mudar para um prédio remete à idéia de morar na cobertura, ter uma bela vista, abrir a janela e ver o céu todas as manhãs. Mas algumas pessoas quando acordam costumam ter a garagem ou a própria rua como paisagens da janela do apartamento. Os imóveis de primeiro andar podem não ser a melhor escolha estética, mas sem dúvida apresentam vantagens para os habitantes. Primeiro pela facilidade de acesso. Os imóveis no primeiro andar evitam uso de escadas ou elevadores, ideais para portadores de necessidades especiais que dependem de muletas ou de cadeiras de rodas. Pessoas com idade mais avançada também gostam da escolha, já que não precisam encarar fileiras inteiras de degraus.

Faltam praças na Fiúsa

Urbanistas de Ribeirão consultados pela Gazeta criticaram a falta de previsão de praças para a região da Zona Sul entre as avenidas João Fiúsa, Wladimir M. Ferreira e Carlos Eduardo Consoni. A área é cercada de condomínios e prédios e atualmente um dos pontos em expansão mais valorizados da cidade.

Segundo levantamento da Gazeta, não há uma área na região que tenha sido planejada como praça. As áreas de lazer e convivência dos bairros ficam dentro dos condomínios, embora o Código de Obras do Município determine que pelo menos metade dos 20% de área dos empreendimentos destinados para uso comum estejam do lado externo.

O engenheiro Lucas Miranca, da Secretaria de Obras, confirma os dados. Para a arquiteta e urbanista Cláudia Perencin, os condomínios estão investindo em áreas verdes, mas somente no interior de suas construções.

Empreendimentos movimentam avenida

Dois empreendimentos devem movimentar a economia da avenida Maria de Jesus Condeixa, no Jardim Palma Travassos, Zona Leste de Ribeirão. Um deles é uma concessionária de veículos, cuja obra já está em andamento. O empreendimento está situado logo no início da avenida, partindo da Francisco Junqueira. O prédio fica exatamente em frente à uma outra concessionária de veículos da cidade, o que deve aquecer ainda mais a concorrência do setor em Ribeirão.

Amin Calil terá nova cara após obras

Novos empreendimentos na região da rotatória Amin Calil, que fica na região entre o centro, a Vila Tibério e os Campos Elíseos. estão alavancando a revitalização e vão dar uma nova cara ao local, que tem andado esquecido. Localizada em frente à Amin Calil, um novo prédio está sendo construído no terreno onde funcionou a loja A Modelar. O local vai abrigar uma concessionária de veículos, mas a empresa não quis confirmar oficialmente os investimentos para a reportagem.