O prefeito Gilberto Maggioni e o presidente da Cohab (Companhia Habitacional Regional de Ribeirão Preto), Márcio Santiago de Oliveira, anunciaram ontem o planejamento da Companhia Habitacional Regional de Ribeirão Preto (Cohab-RP) para o segundo semestre deste ano. Esta foi a primeira vez que o novo presidente da Cohab reuniu a imprensa desde que assumiu o cargo, em 1º de junho deste ano.
As ações incluem entrega de conjuntos habitacionais, lançamento de futuros empreendimentos, cadastramento e recadastramento de atuais e novos mutuários. Uma das primeiras ações do período será a entrega das chaves das 192 unidades habitacionais do Conjunto Javari, no Ipiranga, marcada para o dia 24 de julho. Ainda no mês de julho, dia 31, a Prefeitura vai entregar 160 casas no Residencial Ribeirão Preto, também localizado no bairro Ipiranga, construídas por meio do Programa Habitacional PAR- Programa de Arrendamento Residencial, em que a Cohab tem parceria com a Caixa Econômica Federal no apoio técnico e encaminhamento das famílias beneficiárias. Para o mês de agosto, está agendada a entrega de 232 casas no Parque dos Sabiás, localizado no bairro Avelino Palma, edificadas nos mesmos moldes do sistema anterior.
A Cohab também está restaurando e reformando as casas da Vila Tecnológica. A conclusão da obra e a entrega das casas estão previstas para setembro. Para o mês de outubro, está prevista a  entrega de mais de 294 unidades do Jardim Paiva I (Fazenda Baixadão), viabilizado por convênio entre CDHU e Cohab.
Entre os novos empreendimentos a serem lançados pela Cohab em 2004, estão 499 unidades habitacionais no bairro Carlos de Lacerda Chaves, anexo ao bairro Eugênio Mendes Lopes, e 64 apartamentos no Parque dos Servidores, em área própria da Companhia. Em um novo empreendimento denominado Loteamento de Interesse Social Prof. Antonio Palocci serão construídas mil  unidades habitacionais (divididas em duas fases de 500 casas). No mesmo conjunto, serão lançados 1117 lotes urbanizados, projeto a ser executado dentro do Programa de Parcerias com a Iniciativa Privada. “Estes são os novos empreendimentos que seguramente a Cohab estará concretizando neste segundo semestre de 2004, cumprindo sua obrigação estatutária de entregar moradias à população”, disse Márcio Santiago de Oliveira. Segundo ele, a Companhia também está empenhada em buscar novas alternativas e apoiar outros empreendimentos.
“Somando as casas cujas entregas já estão agendadas mais as que serão lançadas em breve, temos aproximadamente 2500 unidades habitacionais, foram aos 1117 lotes urbanizados no Loteamento Prof. Antonio Palocci”, apontou em números o prefeito Gilberto Maggioni. “Com estas ações, a Cohab, segundo o prefeito, volta a desempenhar o seu papel de agente financeiro na construção de moradias populares”, complementou.
Os novos lançamentos da Cohab compreendem uma modalidade de financiamento inédita, segundo o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Paulo Lins, destinado a famílias com renda de até 3 ou 4 salários mínimos, com um redução de até 50% no valor da prestação. “Esse sistema só se tornou viável através da Prefeitura, que tem em comum com a Caixa o objetivo de atender este segmento da população”, sinalizou