Área de aterrissagem e decolagem permitiria internacionalização desde que com aeronaves de pequeno e médio portes.
O Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) pretende reabrir a discussão a respeito de uma possível ampliação na pista do aeroporto Leite Lopes. O órgão afirma que este é o próximo passo para retomar o projeto de internacionalização da unidade em Ribeirão Preto.
A ampliação da pista retorna ao foco das discussões após a finalização do estudo da curva de ruído, aprovado na última terça-feira pelo Ministério Público.
Hoje com uma pista de 2,1 mil metros de comprimento, o Leite Lopes teria condições de se tornar internacional. A aeronave A-320, com 140 lugares, por exemplo, tem condições para fazer voos de passageiros para o exterior. Porém, o Daesp defende que a pista seja ampliada para 3,3 mil metros, como prevê o plano diretor do aeroporto.
TAC
Qualquer ampliação na pista está proibida hoje por um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), fechado em 2007 entre o Ministério Público, a prefeitura e o próprio órgão.
Para reabrir a discussão, Camargo aposta no fato de o Daesp ter obedecido as normas do acordo ao executar o estudo da curva de ruído e limitar a reforma do terminal de passageiros, como preconizava o TAC.
O Ministério Público afirma que a questão da ampliação está encerrada, porque qualquer aumento na pista colocaria em risco as famílias que vivem hoje no entorno do aeroporto.