A falta de atenção no laudo de vistoria antes da locação do imóvel pode trazer problemas na entrega das chaves. Fazer uma vistoria completa junto com o proprietário ou a imobiliária que cuida da locação pode garantir sossego na hora de desocupar o local.
“Esse tipo de visita é importante para comprovar em que condições o imóvel estava antes da locação”, afirmou Luis Marcelo La Rocca Rossi, advogado especialista em direito contratual. Segundo ele, descrever detalhadamente como se encontram o piso, paredes, teto, maçanetas, lustres, interruptores, tomadas, janelas, encanamentos, parte elétrica e pintura é essencial para evitar problemas futuros.
A gerente do departamento de rescisão da imobiliária Piramid, Daniele Íris Caran, afirmou que a imobiliária faz a vistoria de entrada e entrega ao locatário junto com o contrato. “Inclusive hoje as imobiliárias incluem como anexo de contrato de locação um CD de fotos do local, para comprovar seu real estado de conservação”, disse Rossi.
Segundo Daniele, caso haja divergências na situação do imóvel com o laudo de vistoria, o locatário deve fazer em até cinco dias uma vistoria comparativa. “Os problemas estruturais do imóvel, que impedem que a pessoa more no local, são resolvidos pelo proprietário. Quando o problema é ferrugem em uma porta, que não inviabiliza o uso da mesma, ou acessórios como tampa de vaso sanitário ou chuveiro, não é o proprietário que tem responsabilidade, pois o inquilino alugou o imóvel nestas condições”, afirmou.
Na maioria das vezes o problema mais comum na vistoria antes da entrega da chave é em virtude do desgaste de uso de alguns itens. “Alguns objetos encontram-se diferentes da primeira vistoria. Desta forma, será necessário fazer nova vistoria pela imobiliária ou o proprietário, sempre com a presença do locatário e seu fiador, para se constatar quais danos são decorrentes do uso normal do objeto, distinguindo-se daqueles que devem ser reparados pelo mau uso do imóvel pelo locatário”, afirmou Rossi.
Falta de atenção pode gerar gastos
Quem é barrado na vistoria feita antes da desocupação do imóvel pode ter gastos não planejados. O farmacêutico Luís Otávio Zamoner, 24 anos, está com uma casa vazia locada apenas esperando a liberação da imobiliária. “Tive problema com a imobiliária por causa da pintura. Eles alegaram na vistoria que as paredes não estavam bem pintadas, estavam manchadas.” Segundo Daniele Íris Caran, gerente do departamento de rescisão da imobiliária Piramid, não é comum ter problemas com a pintura na vistoria de saída. “Geralmente os inquilinos pegam o imóvel pintado e sabem que têm que entregá-lo com pintura nova.” Apesar de ser um dos problemas menos comuns, esse também é um dos motivos que fazem os inquilinos gastarem mais do que o esperado. “Estou esperando o pintor refazer o serviço, e tenho que pagar novamente”, contou Zamoner. O prazo de espera para entrega também gera prejuízos. “Desde que desocupei já deve ter corrido uns R$ 300 de aluguel.” (LA)