Ter alergia respiratória em grandes centros urbanos não é nada fácil. E não é apenas nas ruas que o problema aparece. Devido ao alto nível de poluição, a poeira vira quase um dos moradores da casa, atrapalhando ainda mais a vida do alérgico. Existem várias maneiras de diminuir o problema, mas a principal delas diz respeito à decoração dos ambientes. Nesse caso, a palavra de ordem é simplicidade.

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai), a prioridade é evitar estofados, cortinas, tapetes e tecidos em casa, pois esses são os locais preferidos para a proliferação dos indesejáveis ácaros.

“A casa deve ter pouco mobiliário, seguindo um estilo mais clean, para facilitar a limpeza“, afirma João Negreiros Tibiriçá, presidente da Asbai.

Atenção especial - O cômodo mais importante para o alérgico é o quarto. Portanto, a decoração do mesmo deve ser ainda mais simples do que a do resto da casa. Tapete? Nem pensar. Objetos de decoração? Quanto menos, melhor.

“Pisos colados (tipo paviflex) ou frios, como porcelanato e cerâmica, são recomendados por serem fáceis de limpar. Como o ideal é não ter cortinas, utilizar insulfilm ou vidros fumê e uma cortina de voile, que é leve e pode ser lavada na máquina, são as soluções mais indicadas”, recomenda a designer de interiores Ana Paula Sarmento.

Livre para a limpeza - Como o truque é evitar criar espaços para o acúmulo de poeira, armários até o teto e lustres simples, sem muitos detalhes, devem ter prioridade.

“Não é aconselhável utilizar papel de parede, pois, com o tempo, ele se torna foco de mofo e umidade. Um quadro ou outro pode ter, o que não pode é encher o quarto com eles, pois dificulta a limpeza“, diz o presidente da Asbai.

Fora a decoração, a cama do alérgico também deve receber cuidados específicos. Capas antiácaros para os travesseiros e para o colchão são essenciais, além da limpeza da roupa de cama, que deve ser feita de uma a duas vezes por semana.

Deixe o sol entrar - Ter ar puro em casa é outro quesito que conta muito. Para renovar o ar, abra as janelas diariamente e deixe o sol entrar. Ele mata os fungos e ajuda a purificar o ambiente. Portanto, o quarto de quem tem alergia deve ser o mais ensolarado da casa.

Nos outros cômodos, as dicas são basicamente as mesmas: evite excessos e prefira materiais fáceis de limpar.

Veja Mais