Durante muito tempo, o binômio edifício e automóvel foi o símbolo do capitalismo norte-americano.
Atualmente, o símbolo é outro. Ele é representado por Las Vegas (jogatina) e Wall Stret (uma rua de Nova Iorque onde se localiza a Bolsa de Valores), centro financeiro do mundo. Mais do símbolos, são ícones.
Caminhamos rumo ao capitalismo. Mas não estamos nele. Pelo menos o capitalismo de mercado.
Vivemos o capitalismo de Estado, que chega a ser a negação do regime de mercado.

Retardado
Mas o caminho do capitalismo de mercado é inevitável. Ele pode ser retardado, atrasado, procrastinado. Mas chega.
Em alguns pontos do país – como em nossa região – o capitalismo de mercado se insinua.
Evidente que, numa primeira fase, edifício e automóvel já são notados como símbolos presentes. E bem presentes. Queremos copiar Detroit e Manhattan.
Fiquemos com o automóvel.
A introdução do automóvel na vida do cidadão alterou totalmente sua mobilidade, inclusive o urbanismo.
Passou-se a buscar o planejamento, uma espécie de conjunto de medidas que visam a impedir, no presente, problemas que surgirão no futuro.
O planejamento urbano nasce com conseqüência do automóvel.
O automóvel está democratizado. Em quantidade, a democratização é maior nas famílias mais ricas mas nas famílias de outras classes – de B a E, esta que abrange as pessoas de menor poder de compra - ele já é uma constante. Independente se a sua aquisição é à vista ou através de leasing ou mesmo de financiamentos.

Espaço
Está claro que a capacidade das cidades de produzir espaço para os automóveis, tanto estacionados como em circulação, ao longo dos tempos tem sido menor do que a capacidade das pessoas de comprar automóveis.
Parte dos congestionamentos no trânsito tem esta explicação, dentre outras.
O automóvel é a vitória do individual.
O ônibus é símbolo do social. E, isso, independente se em Batatais, Orlândia, Buritizal ou em Ribeirão Preto.
É por isto que, ao construir, ao comprar sua casa, seu apartamento, não deixe de reservar espaço suficiente não apenas para um automóvel mas para mais de um.
Avalie o futuro e, a partir daí, planeje no rumo certo.

Investimento
O conforto – com estacionamento próprio, próximo – é maior. De início o investimento necessário é também maior mas ele multiplica, isto é, ele valoriza mais o imóvel construído, seja casa ou apartamento, do que o quantum utilizado no investimento.
Pode parecer preciosismo mas não é. Preste atenção em residências espaçosas, onde moram famílias numerosas. E pode ser na periferia de Sertãozinho, Jaboticabal, Pitangueiras, Altinópolis, Monte Alto, Taquaritinga ou mesmo em Brodowski.
Se elas não têm quantidade de vagas proporcionais ao número de veículos, aumenta-se o dispêndio mensal. Perde-se conforto. E ganha-se em aborrecimento.


ANTÔNIO VICENTE GOLFETO