Dezoito sibipirunas serão retiradas porque estão condenadas; operação vai até amanhã.

A extração das 18 árvores da Avenida 9 de Julho será feita neste fim de semana. As sibipirunas já tiveram suas copas (parte superior) retiradas e serão extraídas com uma máquina desenvolvida para não estragar o solo no entorno da calçada. A operação começa hoje às 13h. Depois da retirada das árvores, haverá o replantio das mesmas espécies nos espaços restantes e as mudas já estão no Horto Municipal.

Segundo Carlos Henrique Alonso Toldo, chefe da divisão de Praças e Parques Públicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, os trabalhos devem se estender até amanhã. “A expectativa é retirar todas as árvores previstas neste final de semana e, no próximo, preparar o solo para o plantio das mudas”, disse. A operação está prevista para começar no cruzamento da Avenida com a rua Visconde de Inhaúma e seguir até o último canteiro, próximo à Avenida Portugal.

Ainda de acordo com Toldo, será utilizado um equipamento especial para retirar as árvores. Com ele, o solo não será danificado. “Todos os troncos que já foram selecionados agora receberão um corte na base. Depois disso, máquina entra em ação como uma espécie de triturador e vai eliminando o tronco todo. Dessa forma, não prejudica a calçada”, afirmou.

Ao todo, a 9 de Julho conta com mais de 200 árvores distribuídas em 21 canteiros centrais. A extração das quase 20 sibipirunas foi cobrada pelo Ministério Público há dois anos pois estavam condenadas e com algumas patologias. (MA)
 

Veja Mais