Imóveis em segurança Sistemas de alarme ou até mesmo ações mais simples podem evitar roubos a casas que ficam vazias nesta época do ano.

Sair de viagem e deixar a casa vazia pode transformar as férias em dor de cabeça. Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, em janeiro de 2009, houve registro de 316 casos de roubo em Ribeirão, 82 ocorrências a mais do que no mesmo período de 2008.

O diretor da Security Service, empresa de segurança privada, Danilo Neves, faz um alerta. "É nessa época que temos mais atendimentos, os ladrões aproveitam as casas vazias." Mas, pequenos detalhes podem evitar aborrecimentos.

Para Victor Saeta, vice-presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de São Paulo (Sesvesp), o primeiro passo é deixar a cópia da chave com alguém de confiança. "É importante que essa pessoa possa ir na casa recolher a correspondência e o jornal, assim o imóvel não parece estar vazio."

Outra orientação é desligar os aparelhos eletrônicos e luzes, verificar portas e janelas e não espalhar pela vizinhança sobre a viagem.

A instalação de um equipamento simples de alarme diminui bastante as chances de um ladrão entrar na casa. Existem sistemas na faixa de R$ 300.

O diretor Danilo Neves disse que muitos moradores optam pelo monitoramento online. "A pessoa vê o que está acontecendo em sua casa de onde ela estiver", disse.

A locação do equipamento durante o período da viagem pode ser encontrado por R$ 200. Há também sensores para que as luzes acendam e apaguem no horário programado. "Não é interessante instalar um sistema muito sofisticado, não adianta o alarme funcionar bem se ninguém souber reativa-lo", disse Victor Saeta do Sesvesp.

Ter um cachorro em casa também é uma saída. Os cães reconhecem a residência como o seu território e a protege de invasões.

"Se a casa estiver com um sistema de alarme simples instalado e nas mãos de alguém de confiança, com certeza a pessoa terá férias tranqüilas", completa Saeta.(Renato Vital)

Melhor arma é a informação

Quem mora em condomínio precisa tomar alguns cuidados a mais na hora de sair de viagem nas férias. Para o gerente da GS Terceirização, empresa especialista em condomínios, Amilton Saraiva Costa, a principal arma contra os roubos é a informação. “É importante avisar o zelador sobre a viagem antecipadamente, deixar algum telefone para contato e alguém que possa dar um pulo no apartamento em caso de emergência”, diz Costa.

Deixar as chaves na portaria não é recomendado, por ser um lugar de muita movimentação elas podem ser facilmente furtadas. Evite deixar correspondência e encomendas acumularem, peça para alguém de confiança recolhe-las. O perigo pode estar dentro do próprio condomínio, por isso é bom evitar que todos os vizinhos saibam da viagem.

Em caso de contratar reformas ou outros serviços enquanto estiver longe, é importante colher todos os dados e documentos da empresa e dos funcionários. (RV)