O espaço gourmet é um lugar agradável para receber convidados ou para um momento de lazer em família diferenciado. E a valorização desses ambientes é cada vez mais comum em novos empreendimentos. Mais que isso: o item de lazer já está entre as prioridades dos clientes na hora de escolher um imóvel.
Apesar de geralmente serem disponibilizados em espaços comuns nos condomínios, a tendência, segundo o supervisor da área comercial da Bild, Fernando Vincenzo, é que esses locais também sejam planejados em áreas privativas. “O espaço gourmet pode ficar integrado com a varanda, a cozinha e outros ambientes da casa. É uma tendência nos novos empreendimentos”, disse.
Compostos geralmente por itens como bancadas, pias, depuradores, churrasqueiras, mesas e cadeiras, os espaços gourmets não são apenas locais apropriados para festas e reuniões, mas também para resgatar a convivência social.
“É um espaço que oferece liberdade, proporciona lazer e qualidade de vida”, afirmou Vincenzo. Para ele, este tipo de ambiente também oferece conforto e facilita a organização dos eventos.
E essas vantagens já colocam o item de lazer entre as prioridades na hora da escolha de um imóvel, segundo Sérgio Marão Filho, gerente comercial da Trisul. “O espaço gourmet agrega valor ao empreendimento e influencia na escolha”, afirmou. Mas para ele, o ranking de prioridades ainda é definido pelo padrão dos empreendimentos. “O espaço gourmet aparece em quinto lugar na lista de prioridades dos moradores de empreendimentos de alto padrão. Já em residenciais mais simples, o ambiente aparece como o quarto item mais importante.”
Apesar de o espaço já ter valor nos empreendimentos, a ideia é sempre melhorar os ambientes, tanto aqueles localizados em áreas comuns quanto em áreas privativas. Segundo a arquiteta da Habiarte Barc, Tânia Ferreira da Rosa Sobreira, esse investimento pode ser em infraestrutura ou em decoração e equipamentos. “Alguns empreendimentos são entregues decorados e com equipamentos. Mesmo quando o espaço é entregue apenas com infraestrutura, há pontos apropriados para cada item”, contou Tânia.
Em espaço comum, luta é por agenda
Em alguns condomínios é preciso agendar horário para usar os espaços gourmets. As reuniões dos moradores não deixam os ambientes sem movimentação principalmente nos finais de semana. No edifício Dinamarca o zelador Geraldo Rocha é o responsável pela manutenção do espaço gourmet do local. Segundo ele, o ambiente não fica fechado principalmente nos finais de semana. “São aniversários, ou mesmo uma reunião para tomar um vinho. Sempre tem gente usando o local, inclusive é preciso agendar para usar o espaço gourmet aqui do prédio”, contou.
Para quem escolheu um imóvel pensando nas facilidades do espaço, mas ainda não mora no local, a expectativa é grande. “Pretendo sempre fazer reuniões de família e entre os amigos”, contou o advogado José Augusto Gardim. E o churrasco deve ser a atração principal no espaço. “Na cozinha não vou muito bem, mas o churrasco é garantido”, afirmou. Segundo Gardim, o espaço foi uma das prioridades na escolha do apartamento. “Terei um espaço privativo e o do condomínio. É um ambiente agradável que integra os ambientes, é uma parte gostosa da casa que foi importante na escolha”, disse. (LA)