Orestes Moquenco

foto: Weber Sian/A CIDADE
Atualmente o grande objetivo da cidade de Ribeirão Preto é revitalizar o Bairro Centro. Comissões estão sendo formadas pela Associação Comercial e Industrial da cidade, com o intuito de unir forças através de comerciantes e de forças vivas do município, para que este objetivo seja realmente alcançado.
É preciso muito trabalho, já que esta parte da cidade foi deixada de lado, não por culpa dos comerciantes, mas sim pelos novos tempos.
Em apenas 30 dias, a área central está recebendo três grandes investimentos. Com a instalação e funcionamento a pleno vapor de mais uma unidade das Casas Bahia, na rua Duque de Caxias e fazendo parte da revitalização do Centro, a chegada de mais uma loja da organização de Michel Klein, na esquina das ruas Álvares Cabral com São Sebastião.
O supermercado Compre Bem está preste a funcionar em ponto tradicional, na rua General Osório, entre as ruas Visconde de Inhaúma e Barão do Amazonas, antiga instalação do Supermercado Pão de Açúcar.
Para completar o trio de grandes investimentos, a chegada das Lojas Mig, uma unidade ocupando 3.000 m2 do edifício do antigo Banco Construtor, na esquina das rua Saldanha Marinho com São Sebastião. Prédio com arquitetura art decó, construído no final do século XIX pelo empresário Antonio Diederichsen e que serviu por muitos anos como sede das empresas de seu construtor. Ações de preservação do patrimônio histórico e revitalização do centro da cidade.
Na montagem de sua loja, a Mig preservou integralmente a estrutura do prédio, restaurou sua fachada original e realizou intervenções conscientes para a colocação de seus letreiros, de modo a não interferir no projeto original e na paisagem urbana do centro antigo da cidade.
Além dos arquitetos da empresa, trabalharam nas pesquisas do projeto de revitalização do prédio, estudantes de arquitetura, que tiveram o apoio do Arquivo Público Municipal, que forneceu fotos e dados sobre o prédio.

Preservação e revitalização

“Trazer para o Centro novos investimentos é o nosso objetivo. As três organizações estão cumprindo fielmente o nosso pensamento e intenção de revitalizar o centro comercial de Ribeirão Preto”, comenta Lino Strambi, superintendente da Distrital Centro da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto.
Para a dona de casa, Joana Pereira, “quanto mais opções, melhor. Seria um desperdício aquele lugar onde era o Pão de Açúcar ficar fechado. Um novo supermercado é sempre bom e o centro não fica tão esquecido”, comenta. Para o público em geral, e os freqüentadores do centro da cidade, empresas como as que estão sendo instaladas, deixam bem claro, a valorização que essas grandes marcas propõem para um local que estava “jogado para as traças”.