Novembro foi o terceiro mês seguido de queda nas vendas de imóveis usados, conforme revela pesquisa do Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Em setembro, as vendas haviam sido 2,32% menores que em agosto e em outubro caíram 18%. Em novembro, o índice de vendas foi de 0,3582, 5,06% inferior ao de outubro (03774).

Segundo as 388 imobiliárias pesquisadas pelo Creci, foram vendidos em novembro 139 imóveis usados, sendo 58 casas e 81 apartamentos na cidade de São Paulo. A maioria dessas unidades --75,54%-- foram negociadas à vista e as vendas concentraram-se na faixa até R$ 100 mil (60% do total).

Juntamente com o desempenho negativo do segmento de locações, o comportamento do mercado de compra e venda de imóveis usados "reflete o quadro geral de desemprego elevado, renda encolhida e falta adequada de financiamento", resume o presidente do Creci, José Augusto Viana Neto.

Para o mês de dezembro, Viana Neto espera uma situação melhor com a chegada do 13º salário e os efeitos de reajustes salariais de categorias importantes, como dos bancários e metalúrgicos.