Inovação no banheiro - Modelos de banheiras já permitem uso de toda a família e instalação em áreas externas sem danos. Comprar uma banheira pode ser mais do que um investimento em conforto e sofisticação. A facilidade de mudar a peça de lugar e também a possibilidade de usá-la como decoração estão entre as novidades dos últimos modelos. Além disso, elas estão mais espaçosas e já podem ser instaladas em áreas externas sem danos.
A enfermeira Fernanda Maria Ezequiel optou por um modelo simples, com hidromassagem, que foi instalado no banheiro dela depois de uma reforma na casa, há dez anos. Segundo ela, colocar banheira foi apenas para ter um conforto a mais. Mas hoje, o mercado destes acessórios tem outros objetivos, e agradar a família inteira é um deles. “Os spas, por exemplo, são os últimos lançamentos no mercado. Este modelo de banheira vem com cromoterapia e tem espaço para até 12 pessoas”, disse o gerente da loja Leroy Merlin Laíldo Vasconcelos.
Outra novidade, segundo a promotora de vendas da Ouro Fino, Silvana Paschoalin Villela, são os modelos elétricos. “São modelos móveis que podem ser colocadas em qualquer parte da casa, pois a estrutura deles se auto-sustenta. É um modelo que também vem com a cromoterapia embutida”, afirmou.
Para o gerente de marketing da Doka, Bruno Tomasi, entre as novidades mais interessantes nos modelos de banheira hoje, está o designer inovador. “Algumas banheiras resgatam modelos originais do século passado, como as Vitorianas, com pé feito de ferro fundido. Estes modelos mais clássicos são novidade no Brasil”, contou. Segundo ele, estes designs diferenciados possibilitam que as banheiras não sejam apenas mais um item de lazer na casa. “Além da fácil instalação, pois as banheiras vêm com pé ou se auto-sustentam, é possível utilizar estas peças como uma opção de decoração a mais. Outra vantagem destes modelos é a de evitar problemas com infiltração”, afirmou Tomasi.

PREÇO. Uma banheira simples pode custar R$ 749. Já os modelos mais sofisticados podem chegar a R$ 13 mil (sem a instalação). Segundo Silvana, mesmo os modelos mais simples podem ter funções diversificadas. “É possível instalar a cromoterapia, por exemplo, em um modelo básico e deixá-lo mais completo.”
(GR)
Matéria-prima também muda
Alguns modelos de banheiras tiveram alterações também em sua matéria-prima, o que proporcionou novas características, inclusive na cor das peças. Além disso, estas alterações possibilitam a restauração sem marcas e a instalação das banheiras em áreas externas. Segundo o gerente de marketing da Doka, Bruno Tomasi, algumas banheiras inglesas são feitas com rocha vulcânica. “A rocha é triturada com resina, isso faz com que a banheira tenha uma cor naturalmente branca e que não amarela com o tempo.” Tomasi disse ainda que o material mantém por mais tempo a temperatura da água. “Além disso, caso a banheira risque, por exemplo, é possível polir o risco, sem que a restauração fique visível.” Outra novidade é a banheira própria para áreas externas. Segundo o gerente da loja Leroy Merlin Laíldo Vasconcelos, “esses modelos podem ser instalados em áreas externas sem a preocupação da deterioração com o tempo, pois têm proteção UV e antibacteriana”, disse. (GR)