Depois da satisfação por ter comprado um apartamento recém-construído, o proprietário terá uma série de preocupações, como a eleição do síndico e o valor do condomínio. Tudo isso começa a se definir em uma primeira assembléia dos moradores.

Em geral, a construtora cuida das primeiras etapas. A primeira delas, antes mesmo da assembléia, é a elaboração da convenção do condomínio, que é uma espécie de estatuto com todas as normas do prédio, como o corpo diretivo (síndico e assistentes), mandatos, responsabilidades e regras contra a inadimplência.

"Geralmente, a própria construtora elabora uma proposta de convenção", diz Cláudio Anauate, 58 anos, presidente da Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo).

Com isso, é convocada a primeira reunião, que vai aprovar o texto e definir a eleição do síndico. "Na maior parte dos casos, a construtora assume o papel de síndico nos primeiros meses", diz Angélica Arbex, 27 anos, supervisora de marketing do Grupo Lello.

Uma questão que deve ser prevista é a forma do rateio do condomínio, a divisão das despesas. Por isso, a participação do proprietário na assembléia inaugural é muito importante.