Venda de imóveis usados teve crescimento de cerca de 20% no ano passado em Ribeirão Preto

Mesmo com o ‘boom’ dos grandes lançamentos imobiliários em Ribeirão Preto, o mercado de usados não perdeu seu espaço. De acordo com as principais imobiliárias da cidade, no ano passado, a venda de usados cresceu cerca de 20%, acompanhando a tendência do setor. Os dados de uma pesquisa feita mensalmente pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (CRECI-SP) confirmam o aumento.

O estudo, que consultou ao todo 1.438 imobiliárias de 37 cidades do Estado, entre elas Ribeirão, registrou um crescimento de 0,64% nas vendas de usados em 2007, no comparativo com 2006. "A pesquisa mostra que o perfil estadual de venda desce, mas em Ribeirão existe uma procura muito grande por esse tipo de imóvel", diz o delegado regional do Creci, Sinésio Rodrigues.
As imobiliárias confirmam o bom momento para o mercado de usados na cidade.

"Pelo que nós notamos, em Ribeirão houve um grande aumento na venda de imóveis usados. Em 2007, tivemos um crescimento de aproximadamente 30% desse mercado", diz Roberto Alves, diretor comercial da Mundial Imóveis.

De acordo com Adair Porfírio, diretor da Piramid Imóveis, o crescimento do mercado de usados acompanha a comercialização imobiliária em geral. "Tivemos um aumento entre 15% e 20% na venda de usados. Todo o mercado imobiliário está aquecido e, à medida que a venda dos lançamentos aumenta, o setor de usados também ganha espaço, porque há um remanejamento", diz Adair.

Segundo as imobiliárias, as facilidades de financiamento e a baixa nas taxas de juros, hoje variando entre 8% e 13%, também são as principais causas desse aumento. "O mercado imobiliário está aquecido por causa das boas condições de compra. Mesmo não podendo financiar 100% do imóvel, ao optar por um usado é possível pagar prestações no valor de um aluguel. Isso torna o imóvel um bom investimento, além de outras vantagens", diz Roberto da Mundial.

Entre os atrativos do imóvel usado está a disponibilidade imediata de mudança. "Escolhi esse tipo de imóvel porque tinha necessidade de mudar logo. Morava em Petrolina (PE) e fui transferido para cá, por isso precisava chegar e ocupar uma casa. O processo de financiamento foi bem rápido e também facilitou", diz o assessor de diretoria Junio Duarte, que comprou uma casa usada no bairro São Luiz, por meio de um financiamento da Caixa Econômica Federal.

Segundo Adair Porfírio, da Piramid, a possibilidade de escolha também faz dos imóveis usados um nicho de mercado atrativo. "Com certeza essa é uma das vantagens dos usados. Existe também a questão da valorização, dependendo do bairro, os imóveis usados se tornam um bom investimento", diz.

"Além de poder mudar rápido, é possível escolher o bairro, o imóvel, verificar as condições. É possível conhecer melhor, por isso preferi comprar um imóvel usado ao invés de um na planta", diz a cabeleireira Maria Luiza Abreu, que comprou um apartamento usado no centro da cidade.

De acordo com as imobiliárias a tendência é que neste ano o aumento nas vendas de usados continue. "Pelo volume de vendas até agora, esperamos que as vendas cresçam ainda mais", diz Roberto Alves, da Mundial.