Antônio Vicente Golfeto

Provérbio francês diz que chaque chose a son temp. Ou seja, traduzindo: cada coisa tem seu tempo.
A variável tempo é fundamental. Ela deve ser sempre levada em conta quando decidimos.
Vivemos tempo seco. As estações outono e inverno, em nossa região, são de pouca chuva. Quase nenhuma. Cai a umidade relativa do ar. Em conseqüência disto, que entendemos como ônus, aparece um extraordinário bônus. Que veremos adiante.
Todo varejo tem seu natal, sua safra. Ribeirão Preto, que é um dos mais dinâmicos centros varejistas de todo país, conhece este fato de sobejo.
Janeiro e fevereiro, por exemplo, são o natal dos estabelecimentos comerciais voltados para venda de materiais escolares. Vale este exemplo que logo nos faz lembrar de outro.
Chocolates são mais vendidos na Páscoa e dias que geralmente antecedem a semana santa.
Peixes e frutos do mar também ganham destaque na mesma semana santa. E assim por diante.
Os depósitos de materiais de construção, igualmente estabelecimentos de varejo, os portos de areia, as pedreiras, as madeireiras, enfim toda atividade satélite da indústria da construção civil, tem nos meses chuvosos, particularmente o trimestre dezembro, janeiro e fevereiro, seu período de entressafra.
E isso independe se é em Sertãozinho, Batatais, Santo Antônio da Alegria, Brodowski, Altinópolis, Taquaritinga ou em Ribeirão Preto.
O fato tem razão de ser. Construção em tempo de chuva perde muito em produtividade da mão-de-obra. E também aumenta o desperdício de materiais utilizados.
O aumento das reformas, inclusive as de piscinas que são muito menos procuradas em tempo de frio – como o que vivemos – indica que o tempo atual é propício a essa atividade.
Se tudo tem seu tempo certo, o atual indica esta possibilidade.
Que você não deve desperdiçar, aproveitando também o calendário que nos faz lembrar a proximidade das férias escolares de inverno, que coincidem como o mês de julho, que, neste ano, tem 31 dias.
Julho é um mês de pleno inverno.
Falamos de piscinas mas qualquer construção – ampliações e reformas principalmente – combina com a estação atual.