Plano Viário, que deve ser aprovado pela Câmara, prevê criação de sistema que possa facilitar fluxo dentro da cidade.


Ribeirão Preto vai ganhar um Anel Viário Interno nos próximos anos. A proposta faz parte do projeto de lei do Plano Viário, uma das leis complementares do Plano Diretor da cidade que foi apresentado pela prefeitura à Câmara Municipal e que deve ser votado este ano. Catorze vias, consideradas estratégicas, fariam parte do anel.

O Anel Viário Interno seguirá os moldes do Anel Viário Externo, que circunda a maior parte da cidade e facilita o tráfego, especialmente de caminhões, sem passar por dentro da cidade.

Para a implantação do Anel Viário Interno serão necessários a duplicação e prolongamento de algumas das 14 vias. Em pelo menos duas, a rua Rodrigues Alves e rua dos Migrantes serão necessários o alargamento e duplicação para o funcionamento do anel, conforme antecipou a Gazeta de Ribeirão em sua edição da última quinta-feira.

Segundo o secretário de Planejamento e Gestão Ambiental, Wilson Laguna, a implantação do anel seria "ideal" para Ribeirão Preto hoje.

O projeto necessita de aprovação, detalhamentos e de investimentos altos, inclusive para a desapropriação de imóveis em alguns trechos, por isso, não há prazo para que ele saia do papel. Ainda não há definições também sobre mudança no sentido das vias envolvidas. Também não foram informados os valores estimados para as obras.

Laguna lembrou que Ribeirão foi a primeira cidade do País a ter um anel viário externo, o que livrou a cidade do trânsito de caminhões que fazem transporte de cargas. "O Anel Viário Externo melhorou muito o trânsito da cidade e melhorou a vida dos caminhoneiros e motoristas em geral que não precisavam mais cruzar a cidade para ir de uma rodovia a outra. O nosso objetivo com o Anel Viário Interno é o mesmo. Hoje Ribeirão tem um tráfego excessivo", afirmou Laguna.

Opinião

Para o professor titular da Escola de Engenharia da USP (Universidade de São Paulo) em São Carlos José Bernardes Felex já passou da hora de Ribeirão Preto ter um anel viário interno, já que desde os anos 70, quando ele concluiu sua graduação, já se discutiam formas de fazer com que o fluxo de carros não precisasse passar pelo Centro da cidade para ir de um bairro para o outro.

Segundo ele, outras cidades do interior, como São José dos Campos e Campinas, já contam com anéis internos há anos e já servem até mesmo de parâmetro para Ribeirão ter conhecimento sobre erros de planejamento que podem ser evitados.

Segundo ele, o erro mais comum é implantar anéis que não levam em consideração o pedestre, nem o transporte coletivo, mas somente os automóveis.

De acordo com ele, desde a década de 50 criou-se uma filosofia de desenvolver o urbanismo focado somente no automóvel. "A cidade é feita para o Homem e se isso não for lembrado a cidade fica sem vida. Isso tem sido tema de congressos e artigos de técnicos mais preocupados. Temos observados estes erros em outras cidades que contam com os anéis internos", disse.

A Secretaria do Planejamento informou que o projeto contempla passarelas para pedestres e pistas para o transporte coletivo.

As vias que vão integrar o anel: Rua Rodrigues Alves, Avenida do Café, Rua dos Migrantes, Avenida Patriarca, Avenida Monteiro Lobato, Avenida Pio 12, Avenida João Fiusa, Avenida Presidente Vargas, Avenida Antonio Diederichsen, Avenida Maria de Jesus Condeixa, Avenida Clóvis Bevilacqua, Via Norte e Praça Amin Calil.

Motoristas são a favor

O anel interno empolga motoristas. A teleoperadora Raquel Santos, do Monte Alegre, trabalha na Lagoinha. Para ela, que passa pelo percurso diariamente de moto, o grande problema é que o trânsito é lento na região central. O mototaxista Estevão Jones Rocha Monteiro da Silva também ficou alegre com a notícia. Silva já sofreu várias quedas e já esbarrou em retrovisores durante ultrapassagens pelas ruas do centro.

 ADRIANA MATIUZO