O boom de cursos superiores em Ribeirão Preto fez surgir na cidade um significante número de bairros universitários. Ninguém contesta que nas proximidades das regiões onde estão localizadas as faculdades, os estudantes são maioria.
Os próprios corretores de imóveis são unânimes em informar que a opção primeira dos estudantes é morar perto de onde estudam.
“Quando não há oferta no local desejado ou o aluguel está muito caro, fora do valor de mercado, eles procuram outras alternativas, sobretudo na região central, por facilidades de localização e locomoção”, avalia o consultor imobiliário Adair Antonio Porfírio da Silva.
Os estudantes representam hoje um grande incentivo ao mercado imobiliário. Além de impulsionar a rede de comércio e serviços no entorno das faculdades, são alvos certos da construção civil.
Comum
“É bastante comum encontrar próximo às instituições de ensino construções adaptadas ao perfil do público estudantil”, comenta Silva. São apartamentos de um e dois dormitórios ou quitinetes, espaços pequenos, mas dentro do padrão procurado pelo público estudantil para atender às suas necessidades.
O estudante Daniel Sávio Braga de Freitas mora perto da universidade onde estuda, na rua Arnaldo Vitaliano, desde que veio para Ribeirão Preto cursar administração de empresas.
Quando se mudou, Freitas não tinha carro e a proximidade com o local de estudo facilitava e agilizava seu deslocamento. No decorrer do curso, ele ganhou um carro de presente, mas continuou morando no mesmo prédio.
“Eu me adaptei bem ao local”, diz ele, que também faz estágio na faculdade (mais um ponto a favor para a proximidade dos locais!). “Aqui perto tem de tudo: farmácia, padaria, supermercado. Dificilmente vou ao centro da cidade”, relata o estudante.

OPÇÕES
Imóveis são feitos para estudantes

Quando decidiu morar sozinho, o diagramador Marcos Augusto Bernardineli começou a procurar apartamento no Jardim Paulista, bairro onde sempre morou desde que se mudou de Ituverava para Ribeirão Preto. “Já morava nesta região antes e gostava do local”, justifica.
Conforme avaliava as opções disponíveis no mercado, ele foi notando que os imóveis próximos a faculdades são projetados exatamente pensando nos estudantes. “A maioria é de apartamentos de um ou dois dormitórios, uma sala, banheiro, cozinha e uma área de serviço pequena, próprios para estudantes ou famílias reduzidas”, comenta.
Tendência
Bernardineli também notou que existe uma tendência recente das construções ficarem cada vez menores.
“Tem lugar que não tem nem área de serviço, porque o estudante vai para casa no final de semana e leva a roupa suja para lavar lá”, comenta.

MERCADO
Segmento imobiliário é boa oportunidade para investidores

Os imóveis padrão estudantil são uma boa opção para quem quer investir no ramo imobiliário. “Hoje, quando alguém quer investir a gente recomenda um imóvel visando o público estudantil”, diz o consultor imobiliário Adair Antonio Porfírio da Silva.
Isso porque, segundo quem trabalha no setor, o aluguel para estudantes é de alta rotatividade e o índice de inadimplência é o mais baixo do mercado. “É um segmento (o público estudantil) que os proprietários levam em consideração”, comenta Silva.
Demanda
Segundo quem atua no mercado, a oferta de imóveis hoje cobra a demanda por locações e dificilmente as moradias ficam desocupadas, exceto se estiverem fora do valor de mercado.
E se a cidade vive hoje uma explosão de cursos universitários, isso não significa necessariamente problemas de escassez de oferta no futuro.
A expansão do setor estudantil, que cresce a cada ano, acompanha a explosão imobiliária que Ribeirão Preto atualmente testemunha.
A presença dos estudantes também estimula o desenvolvimento e a expansão dos bairros. Antes de mais nada, os estudantes são também consumidores.
Dependem de lanchonetes, restaurantes, padarias, mercados, farmácias, lojas, papelaria, salões de beleza, enfim toda uma rede de prestação de serviços que acaba fazendo com que os comerciantes descubram neste público fregueses fiéis e constantes.
“Os arredores das faculdades acabam se voltando para isso”, comenta o corretor de imóveis. Toda esta infra-estrutura, acaba valorizando a região.
“Vejo que os aluguéis perto da faculdade são mais caros do que em outras localidades pelas condições que o bairro oferece”, conclui o estudante.

PREDOMINÂNCIA - Onde há estudantes, há imóveis para alugar. Ribeirão Preto possui hoje uma série de bairros onde a predominância de estudantes faz com que eles se caracterizem como bairros estudantis. Com grande prevalência de imóveis de um e dois dormitórios e também quitinetes, estes imóveis são projetos para atender a este publico especificamente.