Problemas no telhado e vazamentos ou infiltrações no imóvel respondem por cerca de 70% das reclamações feitas por locatários às seis filiais da administradora Lello na cidade de São Paulo.

Segundo a empresa, isso significa que, embora a Lei do Inquilinato exista há 13 anos e defina com clareza os direitos e deveres de proprietários e inquilinos, nem sempre as partes conhecem suas obrigações.

Outras queixas comuns são relativas a cupins, defeitos na rede elétrica, limpeza da calha, entupimentos e dedetização da unidade.

"É importante ressaltar que os proprietários devem, por lei, entregar o imóvel em bom estado de conservação ao inquilino e responder pelos problemas anteriores à locação da unidade", afirma Roseli Hernandes, gerente administrativa de Locação e Vendas da Lello.

"Já as principais obrigações dos inquilinos são efetuar os reparos dos danos causados pelo uso do imóvel, permitir a realização de vistorias quando solicitadas pelo locador e restituir a unidade ao final do contrato de locação no mesmo estado em que