Praticidade e conforto Edifícios, principalmente comerciais, investem em áreas de serviços diversificados no térreo.
A partir dos recentes lançamentos de construtoras, é possível notar uma nova tendência em edifícios comerciais: ter uma área de serviços e comércio no térreo dos prédios. Apesar de ainda tímida na parte de edifícios residenciais, a tendência começa a aparecer de forma bastante constante nesse tipo de produto também. A estratégia está funcionando. No mais recente lançamento da construtora Habiart Barc, onde o foco é vender as salas destinadas a escritórios, os 16 boxes voltados para comerciantes foram os primeiros a serem vendidos.
Para a diretora de planejamento da Habiart Barc, Teresa Cristina Madureira de Souza, este era um potencial não explorado. “Em prédios antigos existem agências de bancos no térreo. Hoje em dia tudo se faz online, e as agências ficaram mais enxutas. O comércio veio para tomar esse espaço”, disse. Segundo Teresa, hoje o metro quadrado das lojas é mais valorizado do que dos escritórios. “Imagine se em cada escritório trabalhar três pessoas, o comerciante já vai ter um público fixo enorme, isso sem contar a população do entorno”, disse.
Ter uma área dessas no térreo fez diferença na hora da advogada Denise Pamplona Fernandes escolher onde seria seu novo escritório, no Fiúsa Center. “Ter agência bancária, papelaria e outros serviços no prédio agiliza o nosso trabalho”, disse. Segundo ela, não é somente em âmbito profissional que a área de serviços ajuda, mas também no pessoal. “Troco de roupa no próprio escritório e vou para a academia no térreo. Se tivesse que enfrentar trânsito, iria gastar tempo e me estressar, com certeza iria parar de frequentar a academia”, afirmou.
SEGURANÇA. Apesar de já ter uma loja em um dos shoppings da cidade, o sócio-proprietário do Senhor Chopp, Caio Giovani Alcântara Cici, conta que abrir uma casa em um desses edifícios deu bom retorno. “Estamos em um local de grande fluxo de pessoas. Além disso, o edifício oferece mais segurança do que uma loja convencional. Ainda recebemos moradores das redondezas, e não só os profissionais”, afirmou Cici. (GR)
Clientes ficam surpresos
Não são somente os profissionais que aproveitam os serviços no térreo do edifício para economizar tempo. “Nossos clientes também ficam surpresos quando vêem o comércio aqui. Eles sempre comentam. Isso é bom para nós, e para os comerciantes também”, disse a advogada Denise Pamplona Fernandes. Para o sócio-proprietário do Senhor Chopp, Caio Giovani Alcântara Cici, não são somente comerciantes estabelecidos que podem ter sucesso nesses edifícios. “Acredito que empresas pequenas, e até que estão começando, podem se beneficiar disso. É uma questão de fazer pesquisa de mercado, mas o ponto é ótimo.” Segundo a diretora de planejamento da construtora Habiarte Barc, Teresa Cristina Madureira de Souza, os investidores também estão de olho nesse mercado. “Agora não querem somente as salas destinadas para escritórios, eles sabem que um box comercial pode dar um alto retorno”, disse. (GR)
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