Epidemia de dengue Prefeitura começa nesta semana a notificar os proprietários que dificultam a entrada dos agentes.

A Prefeitura de Ribeirão Preto começa a notificar, nesta semana, proprietários de imóveis que dificultam o trabalho de combate à dengue. Segundo a Secretaria da Saúde, inicialmente serão feitas 15 notificações na cidade. Para que um imóvel possa ser notificado, é preciso que o departamento de Vigilância Sanitária tenha feito três visitas em horários diferentes e não tenha conseguido entrar no local. A partir daí a Vigilância entra com pedido na Justiça e então, um oficial de Justiça vai acompanhar os agentes.

Ribeirão vive uma epidemia da doença e, de acordo com a Saúde, até ontem 556 casos da doença tinham sido confirmados e 956 ainda esperam pelo resultado. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, esta poderá ser a pior epidemia em 11 anos. A Prefeitura também vai notificar os proprietários de terrenos que não fazem a limpeza dos imóveis.

“É importante que a população se conscientize de que as visitas feitas pela Vigilância não são no sentido de cobrar ou multar, elas acontecem para orientar a população a evitar de forma simples e fácil, criadouros do mosquito transmissor da doença”, disse a secretária da Saúde, Carla Palhares. A secretária alerta para o risco da doença que apresenta sintomas leves. “A dengue pode evoluir para um quadro grave, levando à morte. Quem dificulta o trabalho da Vigilância Sanitária coloca em risco a vizinhança, as pessoas que moram na casa e a própria pessoa”, disse.

No último sábado, a prefeita Dárcy Vera (DEM) anunciou que pediu um médico capacitado em cada uma das cinco distritais de saúde para agilizar o processo de diagnóstico e encaminhamento dos pacientes para tratamento. No anúncio, feito após uma reunião com o superintendente da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), Affonso Viviani Júnior; com a diretora da Coordenadoria de Controle de Dengue do Estado, Clélia Souza Aranda e com assessores da Secretaria Municipal da Saúde, a prefeita também anunciou que irá utilizar nebulizadores para tentar ajudar no combate à doença.

Vila Virgínia é a campeã de casos

O bairro Vila Virgínia concentra o maior número de registros da doença, são 84 casos confirmados e 84 a espera dos resultados dos exames. Em segundo lugar está a Vila Abranches, com 43 casos e 27 suspeitas e em terceiro lugar, o bairro Parque São Sebastião com 35 casos confirmados e 23 suspeitas. Amanhã, enfermeiros técnicos auxiliares irão passar por capacitação emergencial oferecida pelo Estado, que em seguida fará a capacitação entre os médicos. A intenção é conseguir o diagnóstico rápido para as suspeitas de dengue.

Os pacientes com suspeita de dengue terão atendimento preferencial nos postos de saúde, segundo a Secretaria de Saúde, Carla Palhares, que determinou que depois das 17h e aos finais de semana, as UBDSs contarão com uma equipe médica reforçada para atender somente esses casos. “A dengue pode parecer simples, mas é uma doença perigosa” disse Palhares.