Foi-se o tempo em que o zelador de um prédio apenas se ocupava de tarefas fáceis, como entregar as correspondências com o molho de chaves amarrado à cintura.

Hoje, muitos deles começam a fazer cursos (confira alguns no quadro abaixo) para aprimorar sua atuação em quesitos que vão desde a segurança até a capacidade de planejamento e de gestão do condomínio.

A idéia é que esses zeladores se transformem em verdadeiros gerentes. Para isso precisam saber mais a fundo como funcionam os sistemas do prédio -como as novas instalações elétricas e o sistema de medição individual de consumo de água, por exemplo.

Assim, muitos estão voltando à sala de aula. Não faltam ofertas: há cursos no Secovi-SP (sindicato da habitação) -que oferece a maioria deles- e na Aabic (associação de administradoras de condomínio). Algumas administradoras também organizam treinamentos.

O Secovi-SP mantém parceria com faculdades como Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), Ibmec e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e com uma instituição que realiza certificação internacional.

"Resolvi me preparar para não ser atropelado", afirma Jorge da Silva Mota, 43, zelador e gerente de um condomínio de alto padrão em Perdizes (zona oeste). Ele conta que já participou de cinco cursos e não pretende parar por aí.

"Todo mês entro no site do Secovi para saber se há novos cursos", completa.

Seu plano, diz ele, sempre foi chegar à posição que ocupa hoje. "Sou zelador, mas, na verdade, gerencio o condomínio. Fiz os cursos com essa visão de gerência", declara.

Curso para gerente

O posto de gerente é cada vez mais comum tanto nos prédios comerciais como nos residenciais. Por isso o Secovi-SP já planeja a criação de um curso para atender à demanda.

"Hoje, em São Paulo, há prédios em que o nível da caixa-dágua aparece no computador, na sala do gerente. Cada vez há mais serviços para os condôminos, alguns muito sofisticados. Além disso, todos os funcionários, nos vários níveis, precisam ter noções de segurança.

É preciso buscar formação constantemente", defende Hubert Gebara, vice-presidente de administração imobiliária e condomínios do Secovi-SP.
A Universidade Secovi é o centro de educação corporativa do sindicato. Sua incumbência é organizar treinamentos para todos os níveis.

Por lá, há até certificação internacional. Marco Gubeissi, 38, dono de uma administradora, fez os dois existentes, o ARM (Accredited Residential Manager) e o CPM (Certified Property Manager).

"Aprendi técnicas e conceitos de gerenciamento que passo para síndicos e condôminos dos prédios que administro."

O Secovi-SP possui cursos preparatórios para as duas certificações e aplica os exames, graças a uma parceria firmada com o Irem, entidade norte-americana do setor de administração imobiliária.