Boa parte do desperdício e perda de materiais durante as reformas residenciais acontece por mau armazenamento. Embora comuns em obras, é fácil evitar essas perdas utilizando medidas simples. Na hora de reformar o imóvel, é importante que haja um planejamento completo do custo da obra, incluindo mão-de-obra e materiais necessários.
Embora acrescido o preço é sempre aconselhável que se contrate profissional habilitado em qualquer tipo de obra, mesmo nas menores.
Pesquisas mostram que mesmo em obras conduzidas por profissionais qualificados o desperdício de materiais de construção pode chegar a 15%. Já se a mão-de-obra é informal, o desperdício pode chegar a 30%.
Armazenamento
Armazenar corretamente os materiais de construção é fundamental para evitar danos e perdas; além disso, quando se tem organização e planejamento a produtividade da mão-de-obra é maior. Veja algumas dicas:

Areia
Deve ser estocada em local plano, devidamente cercada por madeiras e coberta por lona de plástico.

Pedras
Também guardadas em local plano, cercadas, mas não precisam ser cobertas.

Cimento
É importante comprar conforme a demanda da obra já que o cimento é perecível. O tempo máximo de estocagem é de 30 dias. Se em contato com umidade estraga, por isso o conselho é empilhá-lo em local fechado e seco, sem retirar da embalagem.

Tijolos e blocos
Devem ser mantidos em pilhas com, no máximo, 1,5 metro de altura. Há a necessidade de serem mantidos cobertos com uma lona. Os tijolos aparentes devem ser empilhados sobre um tablado de madeira.

Cal
Deve ser empilhada em local fechado, longe de umidade. Assim como o cimento deve-se evitar a compra em grandes quantidades. O tempo de estocagem é de 30 dias. A compra deve ser feita aos poucos, conforme a demanda da reforma já que a cal é um material perecível.

Barras de aço
Melhor se guardadas as barras de mesmo diâmetro juntas. Elas podem ser armazenadas em locais abertos, desde que não fiquem expostas por muito tempo – 90 dias no máximo. Não devem ser colocadas em contato com a terra.

Tubos e conexões
Devem ser separados de acordo com o tipo e tamanho e nunca deixá-los expostos ao sol.

Materiais elétricos
Cabos, quadros de luz, tomadas e materiais elétricos em geral devem ser guardados em local fechado, separados por itens.

Telhas
As de barro devem ser empilhadas verticalmente. A dica é dispô-las em local próximo ao local onde serão utilizadas evitando quebras. As telhas metálicas devem ficar levemente inclinadas para não acumular água.

Madeira
As chapas compensadas devem ser cobertas com saco plástico e sem contato com o solo. Não se deve empilhar um grande número já que o peso pode danificar o material. Se a obra tiver tábuas para piso, elas devem ser guardadas sobre estrado de madeira. O madeiramento para o telhado deve ser coberto com plástico.

Portas e janelas
Devem ser guardadas dentro de casa e com as embalagens de fábrica. Melhor manter dispostas em posição horizontal.

Azulejo e piso cerâmico
Nunca devem ser armazenados em locais úmidos. Devem ser empilhados sem retirar as embalagens de papelão.

Vidro
Nunca deve ser estocado.

 

Carla Monique Bigatto
Jornal A Cidade - 20/11/05