No período de férias, o número de arrombamentos, invasões e furtos em residências tende a aumentar. As casas, vazias em virtude da viagem de seus moradores, ficam mais suscetíveis à ação de ladrões.

Para se proteger dos transtornos e prejuízos eventualmente causados por criminosos e vândalos, o consultor de segurança Juarez Novaes Theodoro - gerente corporativo da Instalarme, uma das maiores empresas do ramo - recomenda alguns cuidados básicos.

- Em primeiro lugar, não comente sua viagem perto de pessoas estranhas. Comunique a ausência a um vizinho de sua confiança e telefone para ele de vez em quando para saber se está tudo bem.

- Nas ausências prolongadas, peça a um parente para visitar sua casa, para demonstrar a presença de pessoas abrindo janelas, regando jardins ou entrando com carro na garagem.

Segundo Theodoro, aparência também denuncia se a casa está vazia.

- Não deixe luzes acesas, pois durante o dia significam a ausência de pessoas. No caso de residências com jardim na frente, contrate alguém para mantê-lo limpo, evitando o aspecto de abandono; evite colocar cadeados do lado externo do portão, pois isso poderá denunciar a saída de moradores.

Para o consultor, também é importante tomar providências em relação a entregas e a valores deixados dentro da residência.

- Suspenda as entregas e peça para um vizinho recolher a correspondência. Só deixe a chave com pessoas de absoluta confiança.

- Não deixe jóias ou dinheiro dentro da casa, mesmo que seja em cofre. Utilize o cofre dos bancos.

Para completar as medidas básicas de segurança, o gerente da Instalarme recomenda uma providência aparentemente inusitada.

- Desligue a campainha, assim você deixa em dúvida quem usá-la apenas para verificar se você está em casa; feche as portas e janelas com trincos e trancas e reforce a porta da frente com fechaduras auxiliares.

Quem tem acesso constante à Internet dispõe ainda de mais uma ferramenta para cuidar de sua casa durante a viagem, desde que tenha recursos para tanto. A Instalarme oferece sistemas de alarme monitorados e televigilância para residências, com os quais o usuário pode visualizar as imagens em qualquer lugar do mundo, via computador.

Planeta Imóvel