Como reconhecer um bom lugar
Há duas semanas, falamos sobre a origem do Feng Shui e seus princípios. Agora, chegou a hora de aplicá-lo. É só seguir os seguintes preceitos:
• Evitar os lugares de Chi estagnado, fundo de relevos de forma ondulada. Se forem lugares úmidos ou se o local fica inundado.
• Ao Norte do lugar da casa, deve-se plantar árvores formando uma cortina de plantas para amenizar o Chi desvitalizante.
• A entrada principal deve estar ao Sul.
• O relevo deve se apresentar com várias alturas, porque no terreno plano, a visão do horizonte e vazia.
• Verificar se a terra é fértil e a vegetação exuberante.
• Se a grama e as plantas são verdes há bom Chi. Evitar lugares com plantas doentes e sem flores.
• Procurar saber se os moradores e vizinhos próximos tem boa saúde e prosperidade.
Outros fatores: quando vamos alugar ou comprar uma casa, é interessante saber o histórico do imóvel e se o antigo ocupante:
- Morreu ou sofreu injustiça.
- Mudou para uma casa menor, mais barata, menos confortável.
- Não progrediu social ou profissionalmente.
- Se houve separação do casal.
- Se faliu, se foi rebaixado de cargo, se perdeu o emprego.
- Se era desonesto.
- Se tinha atividades ilícitas, ou era mau caráter.
- Se havia muita discussão ou desentendimento na família.
- Se ocorreu alguma tragédia no local.
Devemos ainda verificar outros fatores que caracterizam energias nocivas, como paredes com umidade ascendente, plantas raquíticas e amareladas, fissuras, fendas e rachaduras, árvores que crescem quase horizontalmente ou tortas, asfalto com rachaduras, formigas, abelhas, marimbondos que gostam de lugares com energia telúrica.
Setores da casa
Além da forma do cômodo, a mobília também canaliza o Chi e pode realçar a sorte e a vida dos moradores, estimulando o sucesso de uma pessoa.
QUARTOS - é um dos três cômodos mais importante da casa, os outros são cozinha e sala.
A posição da cama é importante porque é no quarto onde passamos a maior parte de nossa vida, onde descansamos e recuperamos nossa energia.
A cabeceira da cama deve ser colocada para o Norte. Noites sem dormir podem ser causadas, quando a cabeceira da cama está posicionada atrás da porta, assim somente os pés podem ser vistos, você não tem controle de quem entra ou sai do quarto.
A porta não deve abrir diretamente para a cama. A cama não deve estar localizada embaixo de uma viga. Uma viga acima da cabeceira pode causar dores de cabeça e desordens nervosas, no meio da cama resulta em desordens do estômago e intestinos; na parte de baixo da cama pode causar inchaço nos pés do morador ou limitar a mobilidade da pessoa.
A posição ideal da cama é estar em diagonal para a porta.
COZINHA - representa a riqueza, comida alimenta a saúde e a capacidade da pessoa, quanto melhor a comida, maior é o seu potencial de rendimento.
A porta da cozinha não deve estar diretamente em frente a porta principal ou a porta do fundo, pois o bom Chi que circula desaparece rapidamente.
A cozinha não deve estar em oposição à porta do banheiro, germes podem espalhar-se facilmente e pela mesma razão o encanamento do banheiro não deve correr abaixo do piso da cozinha.
O fogão deve ser bem localizado, e representa as finanças da casa. Os queimadores não devem estar entupidos, pois podem obstruir os negócios. Quanto mais queimadores melhor, e todos devem ser usados senão a família pode não prosperar.
SALA - é o lugar onde a família e os amigos encontram-se e relaxam. A porta de entrada deve se abrir diretamente para a sala, se o cômodo é pequeno, mas se for grande há o perigo de entrar ou escapar muito Chi.
Um biombo, um móvel ou uma planta grande podem ser colocados perto da porta para controlar o fluxo de Chi, que entra ou sai do ambiente. Sala de jantar não, deve ser muito perto da porta de entrada ou os hóspedes comem e vão embora.
BANHEIRO - o banheiro é o lugar onde a água, simbolicamente dinheiro, entra e sai, representa as finanças.
Evite localizar um banheiro em frente a porta de entrada porque os residentes podem sofrer perdas financeiras, problemas de saúde e fracassos.
Banheiros pintados de azul, verde e pêssego ajudam na harmonia conjugal e familiar.
Se houve harmonia no lar,
haverá ordem na nação.
Se houver ordem na nação,
haverá paz no mundo. (Provérbio chinês)
Oreste Portaleoni é formado em Economia e ministra o curso "Prática da Cura Interior", que aborda terapias alternativas. Escreve para a Folha Online quinzenalmente às sextas.