Pintura: entenda para que serve cada produto
Você vai pintar a casa e quando chega na loja para comprar as tintas fica confuso com tantas opções. Acrílica, esmalte, resina, verniz, fundo preparador... “O que significa tudo isso?”, você pensa com uma certa inquietação. Não é para menos, são tantos os nomes e as indicações que só mesmo um especialista para entender todas essas nomenclaturas. Para ajudá-lo a desvendar esse mistério e não fazer você desperdiçar dinheiro, relacionamos os principais produtos existentes no mercado:
Massas
Substância mole e pastosa preparada para aplainar e alisar as superfícies antes das demãos de tinta. Indicada para ambientes internos (massa-corrida) e externos (massa acrílica). Aplicadas de duas a três demãos com desempenadeiras de aço ou espátulas.
Fundos
São produtos químicos, que têm como função diminuir a absorção, uniformizando e selando a superfície. Proporcionam uma economia de tinta e aumentam a vida útil do acabamento. Têm secagem, em média, de quatro horas e devem ser aplicados em uma única demão. Suas variações:
Líquido Selador para Alvenaria: à base de emulsão de PVA, é indicado para interiores. Tem aparência branca leitosa, mas, após a aplicação, fica transparente. Deve ser aplicado em reboco curado de 45 dias ou em cima de massa-corrida. Tem função de uniformizar a absorção da superfície, diminuindo as demãos de tinta. Aplicado com rolo de lã.
Selador Acrílico: recomendado para interiores e exteriores, deve ser aplicado sobre reboco novo de secagem mínima de 15 dias. Tem aparência branca na lata e na aplicação. Uniformiza a absorção da superfície nova e se sobrepõe completamente à antiga pintura.
Fundo Preparador de Paredes: único produto que acerta problemas nas superfícies, como descascamento, bolhas, caiação e pó. Aumenta a vida útil dos acabamentos e de superfícies de gessos e cal. Fixa partículas soltas, fazendo com que a tinta de acabamento tenha maior aderência e evitando a calcinação e a alcalinidade que costumam destruir a tinta. Seu líquido, aplicado com rolo de lã, é transparente na lata e na aplicação.
Fundo Sintético Nivelador: usado para madeiras novas que nunca foram pintadas. Diminui a absorção da tinta e nivela a superfície. Aplicado com rolo de espuma ou pincel.
Tintas
É uma mistura química colorida, ou não, que após sua aplicação se converte em um revestimento decorativo, dando acabamento, resistência e durabilidade às superfícies, como alvenaria, madeira, metal e PVC. Evita a absorção da água da chuva e da sujeira, impedindo o desenvolvimento de mofo, no caso de alvenaria, de rachaduras, em madeiras, e de corrosão, nos metais. A seguir, você confere os tipos de tintas:
Acrílica: tem grande poder de resistência e durabilidade, devido à emulsão acrílica de sua composição, por isso, é indicada para paredes externas, fachadas e muros. Seu acabamento é liso e sedoso, encontrando-se disponível na versão fosca, acetinada e semi-brilho. Seca em quatro horas e seu rendimento é de 40 a 50 metros quadrados por galão (de 3,6 litros). Pode durar de dois a dez anos, dependendo da qualidade do produto. Deve ser aplicada de duas a três demãos. Para um melhor acabamento deve ser aplicada com rolo de lã de pêlo baixo ou rolo para epóxi.
Acrílica para pisos: tem os mesmos componentes da versão para alvenaria e mais alguns aditivos especiais que resistem à abrasão. A secagem é de 48 horas para o trânsito de pessoas e de 96 a 120 horas, para o de veículos. Resiste, em média, dois anos para abrasões leves. Seu rendimento é de 35 a 40 metros quadrados por galão. Devem ser aplicadas três demãos do produto com rolo de lã.
Látex PVA: é mais porosa do que a tinta acrílica, por isso, menos resistente e durável. Indicada para ambientes internos e externos. Só é encontrada na versão fosca. Seca em quatro horas e seu rendimento é de 35 a 45 metros quadrados por galão. Tem vida útil de até cinco anos, para produtos de primeira linha. Deve ser aplicada de duas a três demãos com rolo de lã.
Esmalte: é a evolução da tinta a óleo, mais resistente, mais durável e com maior brilho e secagem rápida. Indicada para madeiras (portas, cercas e portões) e metais, em ambientes internos e externos, seu acabamento é liso e sedoso. Nas versões: fosco, acetinado e alto brilho. Tem secagem de 18 a 24 horas e rendimento de 40 a 50 metros quadrados por galão. Sua durabilidade é de até dez anos. Devem ser aplicadas duas demãos do produto com rolo de espuma ou pincel de cerdas macias.
Tinta a óleo: é a opção mais barata para madeiras e metais. Sua formulação tem uma quantidade maior de óleo do que a do esmalte. Só está disponível no acabamento brilhante. Sua secagem é de no mínimo 24 horas e sua vida útil, de até seis anos. Aplicado com rolo de espuma ou pincel de cerdas macias.
Epóxi: produto bicomponente (tinta e catalizador) recomendado para áreas molhadas e superfícies metálicas. Sua aplicação deve ocorrer no máximo de 4 a 12 horas depois da mistura dos componentes. Tem rendimento de 35 metros quadrados por galão e durabilidade de dez anos. Sua secagem é de 50 horas. De odor forte e difícil aplicação, requer mão-de-obra especializada.
Verniz
Solução de resina, natural ou sintética, que propicia uma película transparente que protege e realça os veios da madeira. Pode durar até quatro anos em ambientes externos, dependendo do tipo do verniz, e longos anos em ambientes internos, se bem conservado. Seu rendimento é de 40 a 50 metros quadrados por galão e sua aplicação de três a quatro demãos, com rolo de espuma ou pincel de cerdas macias. Além de transparente, há vernizes que dão tonalidades à madeira, imitando mogno, imbuia, cedro, ipê, nogueira e cerejeira. Tem secagem de 18 a 24 horas.
Consultoria: gerência de serviços das Tintas Coral..