Além de checar todo mês se seu inquilino está em dia com o aluguel, especialistas dizem que o locador também tem de conferir se as obrigações de impostos e tarifas que cabem a ele estão sendo pagas.
Segundo a empresa de administração imobiliária Lello, se o inquilino não pagar o IPTU, por exemplo, o locador só irá receber uma notificação da prefeitura cerca de um ano e meio após o vencimento do encargo, com multas e juros.
“Se o inquilino não pagar o IPTU, por exemplo, vira dívida ativa do Município e como a carta da Prefeitura é endereçada ao imóvel alugado, o locador pode nem tomar conhecimento do problema e acumular uma dívida significativa junto aos cofres públicos”, explica Roseli Hernandes, diretora da Lello Imóveis.
A administradora alerta que a falta de acompanhamento adequado em relação ao pagamento dessas despesas pode trazer sérios transtornos e onerosos gastos ao locador, durante e ao término da locação.
Ao alugar um imóvel, o inquilino deve transferir as contas de água, luz e gás para o nome dele, por exemplo, pois esses encargos passam a ser de responsabilidade do morador do imóvel.