São aqueles cujo organismo produz veneno. Em geral, têm um ferrão com o qual injetam o veneno nas suas vítimas.São animais peçonhentos as aranhas, os escorpiões e as lacraias.
No Brasil, existem milhares de espécies desses animais. A maioria não oferece perigo ao homem, mas algumas delas podem causar envenenamento. Exemplos:
escorpiões:
Escorpião amarelo
Escorpião marrom
aranhas:
Armadeira
Aranha marrom
Também podem oferecer perigo: aranha de grama, caranguejeira, viúva-negra, lacraia ou centopéia. Os acidentes causados por animais peçonhentos podem ser fatais, principalmente para as crianças.
Previna-se contra eles
Você pode tomar algumas precauções para evitar acidentes com animais peçonhentos:
Manter limpos quintais e terrenos baldios, não deixando acumular muito entulho e lixo doméstico.
Aranhas, escorpiões e lacraias costumam se abrigar embaixo de pedras, tijolos e madeira velha. Aparar regularmente a grama dos jardins e recolher as folhas caídas.
Vedar soleiras de portas com saquinhos de areia ou risos de borracha; colocar telas nas janelas; vedar ralos de pia; tanque e chão.
Colocar lixo em sacos plásticos, que devem ser mantidos fechados para evitar o aparecimento de baratas, moscas e outros insetos, pois estes são os alimentos prediletos de aranhas e escorpiões. Examinar roupas, calçados, toalhas e roupas de cama antes de usá-los.
Andar sempre calçado e usar luvas de raspa de couro ao trabalhar com material de construção, lenha, etc.
As serpentes também são animais peçonhentos.
Veja no quadro a seguir as espécies mais comuns no estado de Santa Catarina.
PRIMEIROS SOCORROS
Nos acidentes com dor intensa, causados por picadas de aranhas, escorpiões e serpentes, práticas como espremer ou sugar o local da picada são pouco eficazes. O procedimento mais indicado é ir ao hospital do Instituto Butantã, que está sempre aberto, ou solicitar instruções pelo telefone: (011) 813-7222, ramal 188.
Se for possível, capturar o animal que causou o acidente, levando-o junto com a pessoa picada. Essa medida facilita o diagnóstico e o tratamento correto. Com o veneno do animal vivo é feito o soro.