|
Outras notícias

Mil e uma alternativas. Decoração não é enfeite.

Deixar sua casa mais bonita pode ser bem mais fácil —e barato— do que você imagina.


Renovar os ambientes da casa pode ser mais simples do que se imagina. Trocar objetos de cômodos, renovar paredes e compor ambientes com peças simples, como inofensivos vasos de flores, pode deixar a casa de cara nova. Mas é preciso cuidado para não sobrecarregar os espaços.


Caprichar na escolha e sempre trocar as estampas das almofadas é uma forma de mudar. As flores tanto artificiais, quanto as naturais e as folhagens, também são uma boa dica. Peças clássicas como as de cristal e vidro ficam bem em qualquer espaço. Esses pequenos detalhes podem modificar e renovar o visual dos ambientes. Mas as escolhas precisam estar de acordo com o tipo de decoração. “Há pessoas que preferem uma decoração mais sofisticada, por isso, é importante procurar peças que combinem com o estilo, as clássicas por exemplo. Para ambiente mais simples peças que ficam de acordo com este perfil”, afirma a arquiteta Natacha Dal Pino. Segundo ela, nem sempre uma grande quantidade de peças decorativas significa que a casa está bem decorada. “É necessário ter harmonia entre os objetos”, afirma.


A estudante Bruna Aielo está sempre incrementando os ambientes da casa dela. Segundo ela, peças novas sempre são bem vidas. “Gosto de uma decoração mais esotérica, com motivos indianos. Além de investir em peças do estilo, procuro sempre mudar móveis de lugar. As cortinas também modificam bastante o clima dos ambientes”, diz a estudante.


Os móveis de todos os cômodos podem ganhar patinas e pinturas artesanais alternativas. “É uma forma de inovar”, conta a vendedora responsável pela Le Lis Blanc Casa, Paula Moreira. Na cozinha, as peças úteis e decoradas dão um toque especial ao ambiente. “Escolher objetos, ao mesmo tempo bonitos e de utilidade, é o ideal para a cozinha. O vaso de pimenta também é uma opção simples e de bom gosto” diz a arquiteta. Cortinas também complementam o local. Segundo Natacha, a orientação de um profissional pode ajudar na hora de decidir o que substituir e o que mudar de lugar. E as mudanças constantes, pelo menos na disposição dos objetos e móveis, deixam a casa com aparência de nova. “Gosto de mudanças. Se eu pudesse mudaria minha decoração todo mês”, afirma Bruna. (GR)


Clássicos estão em alta

A tendência clássica moderna mescla peças finas e rústicas. A mistura, que vai desde a porcelana e a prata até as peças feitas de osso vindas da Indonésia, está em alta. O papel de parede voltou e veio acompanhado dos tecidos, que também são usados nas paredes. Segundo a vendedora responsável pela Le Lis Blanc Casa, Paula Moreira, as peças de decoração estão bem diversificadas. “Os objetos clássicos sempre são tendência, mas atualmente temos toques modernos também. Os motivos indianos sofisticados ainda são bastante procurados”, conta ela. Para as paredes papel, tecido ou espelhos. Os espelhos agora estão nos móveis, as técnicas antigas como aplicar papel de parede também voltaram, mas são os tecidos colocados com velcro nas paredes que chamam a atenção. “É possível lavar e trocar quando quiser”, conta Natacha Dal Pino, arquiteta e proprietária da loja Joie de Vivre, que comercializa o produto
. (GR)

0
|
0