|
Outras notícias

Arquitetos investem na criação de móveis multifuncionais e com desenhos diferentes

Rio de Janeiro - Elas são arquitetas de formação, mas resolveram investir alto no design de móveis para crianças e adolescentes. Além de fazerem projetos, Fernanda Casagrande e Leila Bittencourt criam camas, estantes, armários e mesas para compor ambientes. O resultado desse trabalho pode agora ser conferido na loja da dupla Oba!, recém inaugurada em Ipanema. E não são apenas elas que se dedicam à criação de mobiliário. A necessidade de dar soluções para espaços compactos e de criar móveis prontos ou sob encomenda, multifuncionais e com desenhos inusitados, tem atraído arquitetos para este ramo.

Mini dado: móvel multifuncional criado pelas arquitetas Fernanda Casagrande e Leila Bittencourt (Fotos: Divulgação)

Mini dado: móvel multifuncional criado pelas arquitetas Fernanda Casagrande e Leila Bittencourt (Fotos: Divulgação)



“Quando começamos a fazer móveis para criança, em 2005, sentimos falta de um mobiliário com desenho diferente. Como o meu pai tinha uma marcenaria, resolvemos nos dedicar mais a este tipo de trabalho. Nossas peças são artesanais, modernas, multifuncionais e com desenho durável e diferente. Ou seja, até na fase adulta é possível usar os móveis no ambiente”, diz Fernanda Casagrande.


Sofá Dudrix: com rolo deslizante para separar dois ambientes, pode ser usado como um grande pufe para quatro pessoas

Mesa Bobina: para estimular o gosto pelo desenho e pintura



Uma das peças em destaque de Fernanda e Leila é a mesa Bobina, de madeira com furos nas laterais, para que se possa passar o rolo de papel. De acordo com a dupla, é um móvel perfeito para estímulo ao desenho e à pintura. Já o Mini Dado para guardar brinquedos pode ser usado como mesa lateral ou de cabeceira, ao lado da escrivaninha ou da cama. Os materiais mais utilizados para acabamento do mobiliário são o freijó lavado e a laca. 


Sofá Dudrix: com rolo deslizante para separar dois ambientes, pode ser usado como um grande pufe para quatro pessoas

Sofá Dudrix: com rolo deslizante para separar dois ambientes, pode ser usado como um grande pufe para quatro pessoas



A arquiteta Ângela Palhares já trabalha com criação de mobiliário há 30 anos. O gosto pela estética e pela criação de móveis específicos para aproveitamento de espaço motivou a carioca a investir no ramo. Entre as peças, há o sofá Dudrix com rolo deslizante para separar dois ambientes. O móvel pode ser usado como um grande pufe para quatro pessoas ou como um confortável recamier para duas pessoas assistirem à televisão. Basta deslocar o rolo. Já a bicama JOB’S, com três gavetas e um guarda-colchão, pode ser transformada em uma bancada para os adolescentes que gostam de estudar sentados no chão. Para a arquiteta, a melhor parte é poder inverter a posição dos colchões, pois assim a JOB´S vira uma cama de casal.

 

“Com a facilidade da marcenaria e a troca de idéias para a execução dos móveis, preferi também dar ao cliente a vantagem de ter um móvel criado para ele, a sair em busca de móveis prontos”, revela a arquiteta.


Quando a arquiteta Manuela Corte-Real engravidou, no fim da década de 1970, ao planejar o quarto do filho, sentiu a necessidade de ter móveis com desenhos diferentes. Depois de pesquisar lojas de mobiliário infantil e não encontrar o que queria, decidiu criar as próprias peças. Ela começou de forma vagarosa, apenas para satisfazer as próprias necessidades. Mas, o tempo e o gosto pelo design fizeram da construção de móveis a sua ferramenta de trabalho. Suas peças são voltadas para o público infantil, mas podem ser transformadas em móveis atemporais. É o caso da Brinquedocama, criada pela arquiteta, com escada, escorrega, túnel e porta de cabana para entreter os pequenos. Todos os itens são removíveis e a cama pode ser rebaixada, depois que a criança crescer, o que torna a vida útil do móvel mais longa.


“Eu trabalhava com projetos de decoração, mas sentia falta de um mobiliário com design diferenciado e multifuncional. Isso foi há mais de vinte anos. Hoje, já há no mercado boas opções. Optei por investir em peças com propostas inovadoras que tenham desenho atemporal, que possam funcionar em qualquer ambiente”, explica Manuela.

0
|
0