|
Outras notícias

Espaço não é problema

Soluções práticas. Em cômodos e imóveis pequenos, detalhes como a decoração podem mudar a disposição do ambiente.


Para quem mora sozinho, ou em casal, o aluguel e compra de apartamentos de apenas um dormitório ou de quitinetes costuma ser a saída para diminuir os gastos no fim do mês. Com cômodos de espaço reduzido, a maneira de decorar e posicionar os móveis pode tornar uma simples sala de estar em um local multiuso da casa. O quarto se torna um ambiente apenas de descanso e o outro cômodo do apartamento pode adquirir a funcionalidade de escritório, sala de estar, sala de leitura e até mesmo sala de jantar, tudo de uma só vez.


O arquiteto Gabriel Figueiredo explica que a disposição dos móveis precisa se adaptar ao espaço do cômodo. “É possível utilizar móveis que possuem uma funcionalidade e ocupam pouco espaço, como é o caso de uma cortina que funciona como porta-revistas”, disse. Segundo ele, na hora de montar uma sala-escritório, por exemplo, é possível mesclar estilos. “Não é preciso ficar preso em mobiliário de escritório, ou de sala e colocar um em cada canto. Os elementos podem se misturar, o que dá um ar mais intimista”, contou Figueiredo.


Para o designer de interiores Fabrício Frezza, é necessário completar a decoração de acordo com o gosto do dono da casa. “Colocar uma estante com livros, ou quadros de arte e esculturas. Assim, além de escritório e sala de vistas, o lugar pode ser bom para relaxar vendo televisão, lendo ou ouvindo música”, contou. Segundo Frezza, uma boa idéia é a utilização de uma bancada para refeições. “Para um jantar rápido, um lanche ou uma pizza sem que o morador precise sair da sala”, disse.


A montagem de ambientes multiuso não é restrita a apartamentos pequenos ou quitinetes. “Esses espaços cabem em qualquer tipo de imóvel, até mesmo em uma casa grande”, afirmou o arquiteto Nilton Campos. Para ele, essa prática valoriza o cômodo e dá uma cara nova a casa. “Não é uma decoração previsível. As salas com várias funcionalidades podem ser tanto um local de passagem da casa, como um mezanino, quanto um cômodo isolado, mais íntimo”, disse.


Procura exige alguns cuidados


Quem está à procura de apartamentos de um cômodo ou quitinetes precisa ficar atento a alguns detalhes para não pagar muito caro no imóvel. A localização é um dos fatores que mais pode interferir na hora da negociação. “Quitinetes próximas a faculdades, por exemplo, têm preço elevado, pois são bons para investidores”, disse o corretor de imóveis Maurílio Maia da Silveira Neto. Segundo ele, a busca por apartamentos em bairros residenciais mais afastados pode diminuir o preço e aumentar o espaço. “Jardim Paulista e Parque Bandeirantes são bairros bons para morar e possuem imóveis à preços mais baixos”, contou. Neto diz que a questão de segurança também eleva os valores. “Serviço de portaria 24h hoje é muito visado por moradores, isso agrega valor ao apartamento”, afirmou. Para evitar problemas futuros, o corretor aconselha que o futuro morador preste atenção no acabamento do apartamento. “É importante observar a disposição de tomadas, se há paredes e gesso trincados e armários embutidos.” (RV)


+ Arquitetura & Design

0
|
0