Nacionais ou importados, mármores, granitos, travertinos e o ônix podem ser colocados em diversas áreas da casa. Usar rochas naturais em projetos arquitetônicos proporciona sofisticação e valoriza o imóvel. Além disso, as pedras embelezam os ambientes e são garantia de durabilidade.
Segundo José Roberto Codato, diretor de marketing de uma empresa especializada em rochas naturais, cada pedra tem uma particularidade. “Trabalho com cem tipos de pedras e cada uma tem uma característica diferente. A cor, os veios, as pedras mais limpas, tudo isso varia em função da geologia”,afirmou.
E as características únicas de cada rocha podem ser o diferencial de um projeto arquitetônico. “Há uma infinidade de pedras de diversas texturas que podem ser usadas como piso, na parede de inúmeros cômodos, cozinhas, banheiros, áreas de lazer. As rochas naturais também podem ser utilizadas como fundo de fontes, com vegetação”, afirmou o arquiteto Eduardo Figueiredo. Ele disse ainda que “não há uma tendência de uso, pois a escolha é muito pessoal.” No entanto, segundo ele, é preciso saber usar, pois uma pedra pode ficar linda em um projeto e em outro “ficar brega.”
Para a arquiteta Gisela Benintendo Mazer, apesar da escolha dos mármores, dos granitos ou do crema marfim, “que são pedras bastante usadas”, ser muito pessoal, algumas colorações estão em alta, como os mais claros. “ Uma arquitetura minimalista com madeira e pedras é tendência hoje. As pedras mais coloridas também incrementam a arquitetura como detalhes.”
Segundo Gisela, além de acrescentar beleza aos projetos, as rochas naturais, por serem um material nobre, proporcionam uma aparência de requinte. “Além disso, se a pedra for bem tratada tem uma garantia de vida bem longa e valoriza o imóvel.”
Apesar de serem usadas principalmente para sofisticar os projetos, é possível criar ambientes mais simples com rochas naturais. As características rústicas de algumas destas pedras são uma opção para trazer este aspecto ao imóvel.
A intenção da professora Ivone Pinheiro Negreiros, era valorizar a entrada da casa com algum tipo de pedra grande. “Mas não sabia muito bem o que usaria”, contou.
Com o auxilio de um profissional, Ivone optou por um projeto rústico com cacos de granito. “O granito é parecido com um mármore e se destacou no jardim, por causa da tonalidade mais clara”, disse.
Segundo ela, a harmonia com que as pedras foram usadas deu um aspecto rústico e proporcionou a função decorativa que ela esperava. “Além de belo, o projeto mais simples teve um custo menor, pois os cacos de granito não foram pagos. São peças que, por seu tamanho, seriam jogadas fora”, disse. (LA)